O rali é uma modalidade de competição automobilística disputada em vias públicas ou privadas, com veículos de produção - modificados ou especiais, como pick-up, caminhões, motos e automóveis convencionais. O diferencial é que as corridas não são realizadas em pistas, mas de ponto a ponto.
Competições
Existem vários tipos de competições de rali, como os Rallys de Regularidade, de Velocidade e o Cross Crountry.
No rally de regularidade o que importa não é a velocidade, mas sim, a administração do tempo de navegação. O foco é a precisão. Cada décimo de segundo conta. Além disso, o piloto tem que ficar de olho em uma série de detalhes, como carregar os trechos da prova no equipamento de navegação, sincronizar com o relógio da prova, passar a planilha pra tentar identificar as pegadinhas que os organizadores prepararam, ajustar os equipamentos na moto e ficar pronto para o que der e vier.
Já no rally de velocidade, como por exemplo, o rally Dakar, que é uma prova de velocidade, resistência e navegação, os pilotos partem de um ponto para atingir o outro, e vence quem completar esse percurso, chamado de “especial”, no menor tempo de resistência e navegação.
Antes e depois da “especial” são chamados “deslocamentos”, onde existem tempos mínimos a serem cumpridos, e em geral, são bem elásticos, mas se não forem respeitados, serão penalizados.
O rally cross crountry, divertido e desafiador, é um pouco mais diferente. Não pontua de trecho a trecho, mas é em uma pista, sendo parte da modalidade, de MotoCross, outra, Veloterra, trilha, trilha com bastante atoleiro, trilha rápida e trilhas com areia e com pedras. Entre seis e dez pilotos largam, simultaneamente.
Texto: Umbelina Costa
Imagens: Google
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