Começa amanhã a Oficina de Maquetes do Iphan Tocantins; a ação reunirá estudantes e moradores de Porto Nacional

76651715 2530021523700115 741358093123715072 o

Oficina de Maquetes reunirá estudantes e moradores de Porto Nacional (TO)

Ação promovida pelo Iphan visa a valorização do patrimônio edificado do Centro Histórico da cidade

Serão três dias de atividades com papel, tinta, cola, chapa de isopor e lápis de cor. O material dará vida à criatividade dos participantes da Oficina de Maquetes que ocorrerá de 12 a 14 de novembro, no Museu Histórico e Cultural e na sede da Comsaúde, em Porto Nacional (TO).  A ação, que integra o plano de educação patrimonial em rede, é organizada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Tocantins (Iphan-TO) em parceria com a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal do Estado (UFT) por meio de um Acordo de Cooperação Técnica.

Com foco na valorização do patrimônio edificado do Centro Histórico da cidade, o evento voltado aos moradores do Município, tem como objetivos reforçar a orientação da população sobre as responsabilidades com a preservação, promover o fortalecimento das relações de pertencimento, além de fomentar ações de conservação preventiva.

Oficina de Maquetes reunirá estudantes e moradores de Porto Nacional (TO)

“A ideia é que o reconhecimento e a valorização do patrimônio edificado do Centro Histórico de Porto Nacional ocorram por meio da identificação e da apreensão de aspectos da arquitetura tradicional. Assim, acreditamos que haverá um fortalecimento da identidade cultural dos moradores e da vizinhança da cidade”, afirmou a chefe da Divisão Técnica do Iphan-TO, Cejane Pacini Leal Muniz.

A programação contará com palestra, rodas de conversa e oficinas nas quais os participantes aprenderão técnicas de fotografias, além de noções de geometria, com o uso de croquis. As atividades terão início após um breve passeio pelo Centro da cidade. O roteiro, realizado pelo grupo de pesquisa Neucidades da UFT sob a coordenação da Professora Rosane Balsan, passará pelos casarios coloniais. Tudo foi pensado para inspirar os participantes que reproduzirão o cenário numa maquete de papel em escala reduzida.

Serão disponibilizadas 20 vagas para a Oficina, sendo 5 para alunos do ensino básico; 5 para alunos do ensino médio; 5 para alunos do ensino superior e 5 para moradores do Centro Histórico de Porto Nacional.

Em caso de mais inscritos que vagas disponíveis, será feita uma seleção. Os contemplados serão contatados por servidores do Iphan para confirmar a presença via e-mail ou telefone.

Serviço:
Oficina de Maquetes em Porto Nacional (TO)

Data: 12 a 14 de novembro de 2019, de 8h30 às 12h.
Local: Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE) – Centro de Porto Nacional (TO).
Inscrições: Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional.

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543