Primeira Romaria em homenagem ao Padre Luso acontece nesta terça-feira, 03

A peregrinação religiosa sairá da Catedral Nossa Senhora da Mercês e seguirá até a Igreja São Judas Tadeu, onde o Padre está sepultado

IMG 20210802 WA0412

Programação da primeira Romaria do Padre Luso

Referência de religiosidade católica, Padre Luso é habitualmente citado pelos portuenses, seja nas rodas de conversas ou nos encontros de amigos, nas calçadas das ruas da cidade. Padre Luso, que também é símbolo de humildade e devoção, será homenageado nesta terça-feira, 03, com a realização da primeira Romaria de Padre Luso, organizada pela Paróquia Nossa Senhora das Mercês, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional. O evento faz parte da programação do 1º Circuito Cultural de Audiovisual.

IMG 20210802 WA0348

Padre Luso é uma das referências religiosas de Porto Nacional

A concentração está marcada para as 6h30 na porta da Catedral Nossa Senhora das Mercês. A Romaria começará as 7 horas, com reza do terço e peregrinação até a Igreja São Judas Tadeu, onde o corpo do Padre está sepultado. De acordo com a programação alusiva ao ‘dia do Padre Luso’, às 9 horas terá transmissão ao vivo, pelo canal do YouTube da Prefeitura de Porto Nacional (https://www.youtube.com/channel/UCjFqAohIwqzxD9w9ciTTk0Q), da Palestra Vida e Obra de Padre Luso em Porto Nacional – Das memórias ao Memorial, com o professor Cesar Evangelista e show musical com Tatá Jeremias e Ana Geralda, com participação de Helem e Henrique; às 10 horas, será transmitido testemunhos dos Monsenhores Jones e Juracy e às 11h10, uma live com o Padre Alex e Ministério de Música da Paróquia Santos Reis.

No período da tarde, a programação segue com o Terço da Misericórdia, conduzido pelo padre Douglas, às 14 horas; Encontro de Folias, às 14h50 e Live Mariana, com o Padre Jucimar, às 15h40. Às 16h20, Marineide Sandes e Olinda Gomes Machado darão um testemunho de Graças recebidas e às 16h40, Zulmira e Rafael Ferreira falarão sobre o Memorial e a Beatificação de Padre Luso. A programação que homenageia o Padre Luso se encerrará com uma missa celebrada pelo Bispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias.

Segundo os organizadores da Romaria, o intuito é também de elevar o nome do Padre Luso para que ele se torne ainda mais conhecido. De acordo com a organização do evento, muitos testemunhos de interseção do Padre Luso têm sido relatados, especialmente sobre curas de enfermidades, ajuda para encontrar objetos perdidos ou ainda a ajuda dele para acalmar corações.

Secretaria da Comunicação

Fotos: Divulgação/Secretaria da Cultura e Turismo