MAIO AMARELO TEM PROGRAMAÇÃO COM LIVE SOBRE SEGURANÇA FERROVIÁRIA.

A live acontece nesta quinta-feira, 27, às 18 horas, no instagram da Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com a VLI.

LIVE AMARELO FERROVIARIA

Em alusão ao mês da campanha ‘Maio Amarelo’, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil em parceria com a VLI, realiza nesta quinta-feira, 27, às 18 horas,  no instagram da Prefeitura de Porto Nacional @prefeituradeportonacional, uma live sobre segurança viária e ferroviária.

A live terá a mediação do secretário, Marcílio Alves Parente, com a participação do analista de operações da VLI, Augusto César.

Segundo o secretário, Marcílio Alves Parente, devido o contexto da pandemia da Covid-19, este ano, as ações de conscientização foram realizadas pelas redes sociais da Prefeitura.

“Entre as atividades, está a live com o analista de operações da VLI, onde iremos abordar de forma geral, sobre a segurança viária, incluindo as orientações da segurança ferroviária. Nosso convidado, Augusto César, discutirá como agir com segurança ao interagir com a linha ferroviária ”, explica o secretário.

O analista de operações da VLI, Augusto César, frisa que o mês de maio é dedicado a campanhas de conscientização para um trânsito mais seguro, a VLI - companhia de soluções logísticas responsável pela administração de um terminal em Porto Nacional/Luzimangues, quer auxiliar a prefeitura a reforçar a segurança para garantir a convivência entre as pessoas e a ferrovia.

“Na live vamos falar sobre a importância de adotar alguns cuidados para evitar acidentes e preservar vidas. Atos que fazem a diferença, como: respeitar a sinalização e parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. Afinal,  um trem carregado, após o acionamento dos freios, pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Sendo assim, quando ele estiver se aproximando, aguarde sua vez e não utilize atalhos às margens da ferrovia,” conta.

SOBRE A VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

MAIO AMARELO

O tema deste ano, é ‘Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito’. A campanha é um movimento internacional, com ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, de conscientização para redução de acidentes de trânsito no mundo. O mês de maio se tornou referência para balanço das ações realizadas em todo o planeta após o decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) que iniciou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011.

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. Também representa o semáforo de atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

Por Dandara Maria Barbosa/ Ascom