Protagonismo juvenil é destaque na abertura da maior Semana Municipal da Juventude da região Norte do Brasil

WhatsApp Image 2019 10 24 at 09.56.43

Abertura oficial da 1ª Semana Municipal da Juventude de Porto Nacional

Se o futuro está nas mãos dos jovens, nada melhor do que promover espaços em que o seu protagonismo seja estimulado e reconhecido. E foi assim que, nesta quinta-feira, 24, foi aberta oficialmente a 1ª Semana Municipal da Juventude de Porto Nacional, a maior do Tocantins, nos últimos anos, e a maior da região Norte do país. O evento aconteceu no Centro de Convenções Comandante Vicentão, na orla da cidade.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 09.54.59

Vice-prefeito Ronivon Maciel

WhatsApp Image 2019 10 24 at 09.56.50

Secretárias Municipais da Comunicação, Saúde e Educação prestigiam o grande evento

Com uma programação específica até sábado, 26, a Semana da Juventude é um marco para a construção do pensamento voltado à participação do jovem dentro da sociedade. A iniciativa foi pensada e idealizada pelo prefeito Joaquim Maia e pela equipe da Fundação Municipal da Juventude. As demais pastas do executivo municipal também são parceiras.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 14.42.16

Protagonismo Juvenil

Acompanhado da Articuladora Municipal do Selo UNICEF e primeira-dama, Aline Maia, do vice-prefeito Ronivon Maciel e do presidente da Fundação Municipal da Juventude, Thiago Paulino, o prefeito Joaquim Maia abriu solenemente a Semana. Centenas de jovens, entre líderes e membros de organizações juvenis, profissionais, estudantes, autoridades e sociedade civil marcaram presença.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 09.56.55

Juventude portuense sendo valorizada

Mais de 400 alunos de diversas escolas estaduais, dentre elas a Alcides Rodrigues Aires, Carmênia Matos Maia, Dom Pedro II (de Tempo Integral), e o CEM Professor Florêncio Aires, além do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - campus de Porto Nacional, e os alunos do Programa Educacional de Resistencia às Drogas e a Violência (PROERD), da Polícia Militar.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 10.21.28

Mais de 400 alunos lotaram o Centro de Convenções Comandante Vicentão

“Hoje lançamos a 1ª Semana Municipal da Juventude, um marco histórico para Porto Nacional. Nossos jovens são aguerridos, exuberantes e muito fortes. E agora, conseguimos nos organizar com toda a estrutura do Município e de parceiros, para realizar diversas ações, objetivando fortalecer a inserção dessa classe no mercado de trabalho e no empreendedorismo” disse o prefeito Joaquim Maia.

O chefe do executivo destacou que já está acontecendo no complexo de atividades montado no Espaço Cultural Beira Rio, palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversas, cultura e orientação profissional. “Tudo isso, visa buscar com que façamos e mostramos os caminhos que queremos pra a juventude portuense. Venha participar conosco”, chamou Joaquim Maia, prefeito de Porto Nacional.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 09.53.03

Prefeito Joaquim Maia

Para a diretora Educacional da Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, Suleima Cristina Botteri, “realmente os nossos jovens precisam é disso, de incentivo e apoio”, disse a gestora escolar, agradecendo ao Prefeito Joaquim Maia pelo trabalho “excelente” desenvolvido junto à juventude de Porto Nacional.

Segundo Suleima Cristina, é muito gratificante a escola Pedro Ludovico participar dessa ação tão importante, a Semana Municipal da Juventude. A Unidade conta, hoje, com 620 alunos. “A Fundação Municipal da Juventude está diretamente ligada à nossa escola em muitos eventos e temos uma parceria e trabalho bem forte,” destacou Suleima.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 09.53.16

Diretora Educacional da Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, Suleima Cristina Botteri sendo homenageada

O professor Alberto Pereira da Silva, o Júnior Bill, da Escola Estadual Carmênia Matos Maia disse que foi um “prazer imenso” participar da abertura da Semana, devido aos trabalhos prestados à Escola. “Temos parcerias em projetos que estamos trabalhando, em prol da juventude portuense. Buscamos, a cada dia, conhecer os alunos, suas dificuldades e as realidades de cada um, pra que possamos inseri-lo na sociedade e no mercado de trabalho”, comentou o Professor.

“Apesar de termos, ainda, muita dificuldade na realização das políticas públicas voltadas para a juventude, com o poder público se unindo à comunidade e vice-versa, chegaremos a uma comunidade melhor, e em busca de um Brasil e de um futuro melhor para os jovens portuenses”, refletiu o professor Alberto Pereira da Silva.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 09.54.55

Professor Alberto Pereira da Silva, o Júnior Bill, recebendo homenagem pelos serviços prestados para a comunidade jovem

“A 1ª Semana Municipal da Juventude, realmente, é um marco inédito para o nosso povo portuense. Ela iniciou de forma grande, porque nosso jovem é grande, e Porto Nacional merece um evento a altura. O maior encontro de jovens do Estado do Tocantins e do Norte do Brasil. Queremos chamar a atenção desse público, para que assumam um papel ativo na sociedade, sendo multiplicadores de cidadania e agentes de transformação social”, declarou o presidente da Fundação Municipal da Juventude, Thiago Paulino.

WhatsApp Image 2019 10 25 at 12.32.16

Presidente da Fundação Municipal da Juventude, Thiago Paulino

WhatsApp Image 2019 10 24 at 10.21.30

Durante a cerimônia, o prefeito Joaquim Maia, juntamente com o vice-prefeito Ronivon Maciel e o presidente da Fundação Municipal da Juventude, Thiago Paulino, fez a entrega do Certificado de Honra ao Mérito aos cidadãos que contribuem e prestam relevantes serviços à juventude do Município.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 09.54.15

Capitã da PM/TO, Glênnia Rodrigues Moura do Proerd também foi homenageada