Plano Diretor: Prefeitura de Porto Nacional já prepara a 3ª Audiência Pública e Oficinas

WhatsApp Image 2019 11 19 at 14.15.11

Não perca a chance de opinar sobre o desenvolvimento do seu Município. Dessa forma, estará colaborando para uma expansão territorial urbana e rural mais justa e igualitária, o que trará melhoria na qualidade de vida para todos. E para que isso aconteça, a Prefeitura de Porto Nacional já está preparando a 3ª Audiência Pública sobre o Plano Diretor e, ainda, oficinas, para discussões mais pontuais.

A audiência acontecerá no dia 25 de novembro (segunda-feira), a partir das 19 horas, no Centro de Convenções Vicentão, na Avenida Beira Rio, em Porto Nacional, e no dia 26 (terça-feira), a partir das 19 horas, na Feira Coberta (TO-080, Loteamento Riviera do Lago), em Luzimangues. A participação popular é imprescindível. As comunidades dos Distritos de Nova Pinheirópolis e Escola Brasil, bem como, de toda a zona rural do Município estão convidadas a participar.

O Plano Diretor é a Lei que orienta o desenvolvimento da cidade, trazendo melhorias para a vida das pessoas, norteando a atuação do poder público e da iniciativa privada.

Nos encontros será apresentado um conjunto de propostas pensadas para ordenar nos próximos 10 anos a ocupação do território urbano e rural, a fim de garantir a distribuição espacial justa e sustentável das atividades e usos do solo, além dos serviços e da rede de infraestrutura pública. Um comitê gestor foi criado para as tratativas, priorizando a participação popular.

Oficinas

A primeira oficina acontece no Distrito de Luzimangues, no dia 26 de novembro, a partir das 14 horas, na Igreja Acácia, localizada na TO-080 (próximo ao Supermercado Rede 3). A segunda oficina acontecerá em Porto Nacional, no dia 27, às 14 horas, no Auditório de Gestão Pública Professor Tadeu Zerbini, Anexo II da Prefeitura (ao lado do Ginásio de Esportes). Nesse mesmo dia, às 19horas, tem mais oficina, desta vez no Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional, no Centro Histórico da cidade. E no dia 28, às 8 horas é a vez da comunidade do Assentamento São João II debater sobre o Plano Diretor do Município, em relação a área rural. Lá, será na igreja católica da Associação do Assentamento São João II.

“O Plano Diretor direciona o crescimento ordenado da cidade para os próximos 10 anos, porém a questão econômica e o desenvolvimento muda muita coisa, o que traz a necessidade de fazer uma nova revisão no reordenamento do Município, para que volte para o eixo e continue crescendo corretamente,” disse o diretor de Desenvolvimento Urbano, presidente da Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor de Porto Nacional e arquiteto, Paulo Jordão.

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.41.05

Presidente da Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor, Paulo Jordão

Paulo destacou, ainda, que um dos desafios é o envolvimento afetivo da população que é de fundamental importância para que possa, de fato, refletir a vontade da comunidade. “A população deve participar dessas oficinas, porque são momentos onde é de fundamental importância discutir as necessidades de todos, trazendo novas diretrizes, dentro da nova proposta, o que será para os próximos dez anos, da cidade”, finalizou o Diretor.

Depois das discussões, o documento final será construído pela empresa holandesa Arcadis, referência mundial em Planejamento Urbano.

Confira a programação da 3ª Audiência Pública sobre o Plano Diretor:

25/11 (segunda-feira) – 19 horas - Centro de Convenções Comandante Vicentão - Porto Nacional

26/11 (terça-feira) - 19 horas - Feira Coberta de Luzimangues (TO-080, Loteamento Riviera do Lago)

Confira a programação das Oficinas sobre o Plano Diretor:

26/11 (terça-feira) - 14 horas - Igreja Acácia (TO-080, próximo ao Supermercado Rede 3) - Luzimangues;

27/11 (quarta-feira) - 14 horas - Auditório Professor Tadeu Zerbini (Anexo II da Prefeitura, ao lado do Ginásio de Esportes) - Porto Nacional;

27/11 (quarta-feira) - 19 horas - Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional (Rua Padre Antonio, 1822 - Centro Histórico);

28/11 (quinta-feira) - 8 horas - Igreja Católica do Assentamento São João II.

Texto: Umbelina Costa

Foto: Dornil Sobrinho