Acadêmicos do Projeto VER-SUS Brasil visitam Porto Nacional

Uma equipe de 25 acadêmicos de várias partes do País, que integram o  Projeto VER-SUS Brasil, visitaram Porto Nacional e conheceram o sistema Municipal de Saúde do Município. Os estudantes foram recepcionadas pela secretária Municipal de Saúde, Anna Crystina Bezerra e pela diretora da Atenção Básica, Dilce do Nascimento,  nesta quarta,17, na sede da Semus.

WhatsApp Image 2018 01 17 at 10.53.38 AM

O programa supervisionado pelo Ministério da Saúde, visa despertar uma visão ampliada do conceito de saúde que está diretamente relacionadas ao SUS, através de um processo de imersão teórica, prática e vivencial.

UBS Alto da Colina

Em busca de conhecer como a rede funciona dentro de uma Unidade Básica de Saúde, os acadêmicos visitaram a UBS do setor Alto da Colina, onde conheceram a realidade local e a forma de atendimento. A diretora de Atenção Básica, Dilce do Nascimento, apresentou a equipe da UBS, que detalhou aos acadêmicos, as experiências vividas na localidade que atende um público de mais de 2.500 pessoas.

WhatsApp Image 2018 01 17 at 10.40.05 AM

Ver-SUS

A proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, com a UNE, com o CONASS e com o CONASEMS, é de realizar estágios de vivência no SUS para que os participantes possam ter a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do SUS.

A vivência é um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

Secom: Willian da Luz / Fotos:Dornil Alves