Prefeitura de Porto Nacional entrega equipamentos e sala de agentes comunitários para Unidades Básicas de Saúde 2

Em comemoração aos 157 anos de emancipação política de Porto Nacional, a Prefeitura entregou benefícios para Unidades Básicas de Saúde do Município na tarde desta quarta-feira, 11. Na UBS Ceiça foram entregues uma sala para os agentes comunitários de saúde além de materiais e equipamentos que irão auxiliar o trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O Prefeito Joaquim Maia também entregou os mesmos benefícios na UBS Vila Operária.

Conquista histórica

A sala dos agentes comunitários de saúde agora estão equipadas com cadeira, mesa e climatização. Há um ano e seis meses, o local não tinha a mínima estrutura para trabalho.

Dentre as entregas destaca-se também os cilindros de oxigênio. Pela primeira vez na história do Município, a rede de Saúde Municipal poderá fazer oxigenioterapia. As equipes da Saúde da família receberão caixas organizadoras que favorecerão a organização do trabalho.

Outros materiais que fazem parte do kit são: balança digital, estadiômetro portátil, caixa amplificada, bolas suíça para atividades físicas, bastão de atividade física, argola de atividade física, faixa elástica circular, kit de colchonetes para atividades físicas, garrafas térmicas, caixas térmicas e balança mecânica com régua antropométrica.

Hoje o Município atende aproximadamente 10 grupos de idosos, 3 grupos de gestantes e tem como objetivo ter grupos de crianças e outros de acordo com a necessidade dos territórios.

Prefeitura de Porto Nacional entrega equipamentos e sala de agentes comunitários para Unidades Básicas de Saúde 4

Qualidade no atendimento

O Prefeito Joaquim Maia explicou que todas as Unidades Básicas de Saúde receberão diversos equipamentos para melhor atender a comunidade. “Hoje além de realizarmos entregas de equipamentos, estamos entregando salas climatizadas para os agentes comunitários de cada Unidade Básica de Saúde, no intuito e no propósito exatamente de cuidar dos detalhes. O que nós queremos fazer é ofertar para nossa comunidade as melhores condições de serviço, mas para fazer isso precisamos disponibilizar equipamentos para que os nossos servidores possam estar prestando este grande serviço”, reiterou Joaquim Maia.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, a gestão preza pela a humanização dos serviços. “Na história de Porto Nacional dentro das Unidades Básicas de Saúde tínhamos esse anseio de ter uma sala com um espaço específico para dar suporte aos agentes comunitários e hoje a gente realiza essa entrega, que acreditamos que dará todo o suporte para o trabalho de cada um deles”, afirmou a Secretária da Saúde de Porto Nacional Anna Crystina.

Prefeitura de Porto Nacional entrega equipamentos e sala de agentes comunitários para Unidades Básicas de Saúde 3

A diretora da Atenção Primária, Dilce do Nascimento, afirma que dar condições de trabalho aos servidores é fundamental, conforme preconiza a política nacional de humanização. “A aquisição destes materiais potencializarão o trabalho realizado por estas equipes”, disse Dilce.

A paciente Deusdete de Oliveira agradeceu a preocupação da gestão com a comunidade. “Cada vez mais os benefícios estão chegando para nós e cada vez mais a saúde está melhorando. Só agradecer a gestão Joaquim Maia por estar se preocupando com o povo”, comentou Deusdete.

Sala de vacina

As salas de vacina das Unidades receberam ar-condicionado, termômetro digital com sensor externo e caixas térmicas.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)