Com parceria da Prefeitura de Porto Nacional, projeto de combate à dengue é premiado como iniciativa social

Com parceria da Prefeitura de Porto Nacional projeto de combate à dengue é premiado como iniciativa social 2

Uma iniciativa social desenvolvida pela Casa de Prisão Provisória (CPP) de Porto Nacional, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, foi premiada na última terça feira (21), pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Atualmente, dez reeducandos participam do projeto, que em uma de suas etapas foram capacitados para ações de combate à dengue, explicou o técnico em Defesa Social, Oséias Costa, coordenador do projeto. “A Secretaria da Saúde oferta uma capacitação junto ao corpo técnico e é feita orientação sobre os locais com maiores incidências do mosquito e outras informações pertinentes à execução da tarefa. Nós entramos com a mão de obra prisional, que vai até o local e realiza a limpeza dos ambientes urbanos, mas tudo cumprindo os protocolos de segurança e com acompanhamento dos agentes”, informou Oséias Costa.

“Sabemos que esse projeto tem duas facetas: uma integra as pessoas privadas de liberdade à comunidade ou seja, dá oportunidade de trabalho e esse trabalho é reconhecido de forma da redução de pena, por outro lado, a comunidade é beneficiada por esses trabalhos. Os reeducandos são selecionados sempre no número de 10, 12 ou até 15 e mediante essa situação e mediante escolta policial são levados ao trabalho que produz um reconhecimento como é o caso da premiação do SICOOB”, explicou o Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Porto Nacional, Allan Martins Ferreira.

A Secretaria da Saúde, Anna Crystina Brito, afirmou que os reeducandos de inicio passaram por uma formação para desempenhar tal trabalho e assim poderem identificar os locais onde possam ter vetores para que possam ser eliminados. “Esse é um projeto importante porque acaba colaborando com o cuidado da comunidade também, como sabemos esses reeducandos estão em processo de ressocialização e eles socializam fazendo um trabalho revertido para a própria comunidade que é a prevenção dessas doenças. Inclusive a equipe da vigilância ambiental acompanha esse processo onde eles atuam, como eles estão trabalhando e dar todo o suporte técnico necessário”, esclareceu Anna.

Com parceria da Prefeitura de Porto Nacional projeto de combate à dengue é premiado como iniciativa social 3

Premiação

A ação de ressocialização, que além de contribuir com a saúde pública do Município e com a autoestima e a formação dos reeducandos, agora também vai contar com duas roçadeiras à gasolina e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que serão doados pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

O Gerente do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil de Porto Nacional, Clísio Alves Teixeira, ressaltou que toda a sociedade abraçou este projeto. “É interessante mencionar que não é só o Sicoob que está ajudando, mas sim diversos cooperados, cada um deu o valor que podia 50, 20,100 ou até mais”, informou Clísio.

Emoção

A Secretária da Assistência Social Verônica Fontoura, explicou a emoção de ver esses cidadãos de volta à sociedade. “No momento que estive aqui assistindo essa premiação, já estava pensando em diversos projetos para inserir esses reeducandos também na Assistência Social. Já irei procurar o coordenador para estarmos analisando esses projetos”, afirmou Verônica.

O reeducando Audimar Figueira Pereira parabenizou o projeto. “O objetivo maior pelo qual desenvolvemos essas ações, não é só para contar remissões, mas sim, poder ajudar a sociedade e isso é um prazer e uma alegria muito grande”, finalizou Figueira.

Apoio da Prefeitura

A primeira dama de Porto Nacional Aline Maia, afirmou que a Prefeitura de Porto Nacional está à disposição do projeto. “Gostaria de agradecer a toda a equipe da CPP de Porto Nacional e os reeducandos por desenvolverem essa ação juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e podem ter certeza que a Prefeitura de Porto Nacional está sempre a disposição no que precisarem”, disse Aline.

Estiveram presentes ainda no evento o Diretor da Unidade Prisional, Marconi Cardoso, o Superintendente do Sistema Penitenciário Prisional, Orleanes Alves, a Secretária Municipal da Saúde, Anna Crystina Mota e o Promotor de Justiça, André Ricardo Fonseca Carvalho.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)