Prefeitura de Porto Nacional em parceria com o ITPAC inicia curso em Saúde Mental

WhatsApp Image 2019 04 26 at 09.17.44

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou na última sexta-feira (26) um curso em saúde mental dentro do Projeto de Educação Permanente, tendo como principal objetivo capacitar os servidores da saúde e alunos do ITPAC.

Foram trabalhados os seguintes assuntos: contexto de conceitos básicos de saúde mental, breve histórico de luta anti-manicomial, apresentação de algumas patologias oriundas do transtorno de humor e do transtorno de humor e do transtorno de personalidade.

O Curso

A coordenadora do Centro de Atenção Psicosocial II, Eunicélia Lemos, explicou como irá funcionar esse curso. “Essa capacitação durará oito meses e acontecerá sempre na ultima sexta feira do mês, onde levaremos diversos conceitos sobre acolhimento, cuidado com os usuários, cuidados com os usuários com transtornos decorrentes com o uso do álcool e drogas, dentre outros”, afirmou a coordenadora.

WhatsApp Image 2019 04 26 at 09.17.45

Formação e atualização

Já a secretária da Saúde, Anna Crystina, falou da importância de envolver os funcionários e acadêmicos da saúde nesse curso. “Precisamos fazer uma formação e uma atualização dos profissionais discutindo desde as politicas públicas voltadas a saúde mental ao cuidado específico em alguns transtornos severos graves, transtornos do cotidiano e essa capacitação além de promover uma integração é também uma atualização dos profissionais porque eles discutem sobre processo de saúde e doença dentro da academia e traz isso pro cuidado no território”, finalizou Anna.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)