Notícias
DIU

Com meta de atender 160 mulheres, Porto Nacional lança Projeto de Implantação de DIU

Iniciativa pioneira visa ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo e reduzir os índices de mortalidade materna, fetal e infantil no município

Willian da Luz

11/11/2025

Antônio Cruz

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação conjunta com o Governo do Estado, anuncia o lançamento do Projeto “Vidas Planejadas”. A iniciativa tem como foco principal a redução da mortalidade materna, fetal e infantil, através da ampliação do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo, com ênfase na oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU).

Baseada em evidências científicas, a estratégia de utilizar o DIU como método contraceptivo de longa duração pode reduzir em até 40% os óbitos maternos e fetais, representando um avanço significativo para a saúde pública no município.

De acordo com Lillian Carolyne, Supervisora técnica de indicadores e ação de Porto Nacional, esta é uma ação pioneira. “É um projeto que vem em parceria com o Estado, no qual vamos realizar a inserção de DIU em mais de 160 mulheres em dois dias, atendendo tanto Porto Nacional quanto o distrito de Luzimangues. É um marco para a saúde da nossa mulher portuense”, destacou.

O projeto conta com a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do CEPOMFI - Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil, reforçando o compromisso conjunto com a vida e o bem-estar das famílias.

 

Serviço – Projeto “Vidas Planejadas”
A população poderá participar da ação nas seguintes datas e locais:


Em Porto Nacional:
•    Data: 26 de novembro de 2025 (Quarta-feira)
•    Horário: Das 08h às 17h
•    Local: Clínica da Mulher, na Unidade Básica de Saúde Brasilina Batista Lira (Jardim dos Ypês)


Em Luzimangues:
•    Data: 03 de dezembro de 2025 (Quarta-feira)
•    Horário: Das 08h às 17h
•    Local: Unidade Básica de Saúde Alzira

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta