Porto Nacional se destaca no Tocantins por incluir disciplina libras na grade curricular e promover a inclusão escolar 2

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de promover a inclusão social no Município passou a incluir a disciplina Libras em seu histórico escolar, sendo a única cidade do Tocantins a ter em sua estrutura curricular essa disciplina.

A disciplina irá capacitar os alunos com deficiência auditiva dentro da própria escola, bem como aos demais alunos que poderão se comunicar com seus colegas. Além disso, a Prefeitura proporciona condições de aprendizagem aos alunos, através do suporte da equipe multidisciplinar, inserindo eles nas salas de recursos e atendendo as diretrizes da Política Nacional de Educação Inclusiva.

Inclusão social

A secretária da Educação, Shyrleide Maia, afirmou que a gestão Joaquim Maia está cada dia mais buscando promover a inclusão social de todos que tenham necessidades especiais. “A Secretaria Municipal da Educação incluiu a disciplina libras nos 4º e 5º anos. Essa disciplina é estudada por todos, com o objetivo de facilitar as comunicações com os colegas, familiares e até com a comunidade em geral”, informou Shyrleide.

Comunicação

O Professor Rivaldo, através do intérprete Thiago, explicou a importância da disciplina a todos os alunos como forma de inclusão. "É necessário o ensino sobre a língua oficial dos surdos para facilitar a comunicação e quebrar as limitações ", frisou.

Respeito às diferenças

Segundo a diretora de Educação de Porto Nacional, Gisele Cristine, a inclusão da disciplina no currículo é uma das ações exitosas da gestão. “Recentemente tivemos a semana da inclusão, porém a disciplina libras nós decidimos colocar no currículo, não só para mostrar para os alunos terem como se comunicar com a comunidade surda, mas também para se trabalhar dentro da sala de aula o respeito às diferenças. Desde o início da gestão nós descobrimos uma comunidade de surdos muito grande em Porto Nacional, que não tem visibilidade, e hoje temos um resultado positivo”, explicou a Professora Gisele.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)