Saúde Mental: Com apoio da Prefeitura de Porto Nacional ‘Projeto Resgate Jovem’ é lançado no Município

0dd1ef4f ae1b 4954 a2c8 34d2c73f558500

Inauguração da sala do Projeto Resgate Jovem

‘Projeto Resgate Jovem’ foi lançado oficialmente em Porto Nacional nessa quarta-feira, 18. É o primeiro do estado do Tocantins que contempla a saúde mental dentro de uma escola. Será executado através de uma sala especial que foi montada e equipada para atender os jovens que necessitam de apoio psicológico dentro da unidade ensino. A escola escolhida foi o Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Ayres da Silva, pela observância de vários alunos que se automutilavam e que se depreciavam.

df001bd2 aca3 460c 94d6 7b22b8306b3c555

Instituições parceiras do Projeto

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde e do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, com a supervisão da Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Porto Nacional e o apoio da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça.

De acordo com o coordenador do Cepema em Porto Nacional, Oséias Costa Rego, esse Projeto está inaugurando a sede que atenderá  os jovens e adolescentes. “Tudo começou em setembro de 2019, através do Dr. Adhemar Chufalo, diretor do Fórum da Comarca do Município quando esteve no CEM Florêncio Ayres para ministrar uma palestra motivacional aos alunos, e lá percebeu uma demanda de jovens que se auto rebaixavam, se auto humilhavam, se automutilavam”, explicou Oséias.

Coordenador do Cepema em Porto Nacional, Oséias Costa Rego

Ainda segundo o coordenador Oséias, o Dr. Adhemar junto com o Juiz de Execuções Criminais do Fórum de Porto Nacional, Dr. Alan Martins, conseguiram através da Cepema e da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins, propor um projeto de intervenção psicossocial dentro do CEM Florêncio Ayres.

Esta sala de atendimento especializado é adaptada para esses jovens e adolescentes. Será um espaço de trabalhos terapêuticos, psicológicos e de atendimentos em um local mais descontraído, que descaracteriza um ambiente clínico e que consiga alcançar esses jovens no ambiente escolar, facilitando o acompanhamento e atendimento.

Apoio da Gestão Municipal

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota, foi representada pela servidora e pedagoga do CAPS, Neila de Farias, que ressaltou o trabalho realizado na implementação de ações de saúde mental.

“Através desta parceria, enquanto Secretaria Municipal da Saúde, o CAPS de Porto Nacional vem disponibilizando ajuda, com sua equipe multiprofissional, através de psicólogos, onde estará disponibilizando atendimento uma vez por semana, dentro da escola, sendo uma extensão do CAPS. Traremos dentro do Programa Resgate Jovem, não só o cuidado e o tratamento, mas a prevenção,” ressaltou Neila de Farias.

4de65c49 b712 4c29 8c62 9dcaf5f52e6c00

Pedagoga do CAPS, Neila de Farias

Participaram do lançamento do Projeto Resgate Jovem, o Ministério Público Estadual (MPE), representado pelo analista ministerial, Lielson Mascarenhas; Diretoria Regional de Ensino (DRE), através da diretora Araildes Almeida; o gestor do CEM Florêncio Ayres, Elielson Silva; a orientadora educacional, Tânia Sirlei Barreto Lopes; servidores da instituição de ensino e alunos do Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Ayres.

bc1b59fc 6358 4ca6 8227 2825d53996f100000

As parcerias firmadas para que o Projeto Resgate Jovem desse certo