Porto Nacional, 27 de julho de 2017

Serviços mais acessados

Diagnóstico Do Turismo Do Município De Porto Nacional

O município de Porto Nacional está significativamente próximo à capital do Estado, Palmas, principal portão de entrada e grande centro de distribuição do fluxo turístico do Tocantins. Além de possuir um bom acesso por rodovias estaduais, possui aeroporto com infraestrutura capaz de atender voos charters e regulares, ampliando a possibilidade de acesso ao município e região.

Porto Nacional apresenta grande concentração de atrativos histórico-culturais, um conjunto histórico/arquitetônico e eventos de relevante expressão cultural. A existência de estudos sobre patrimônio histórico fortalece as ações planejadas e executadas para o desenvolvimento do turismo.

Quanto ao patrimônio natural, há uma elevada diversidade de atrativos que permitem a visitação a elementos diversificados, como praias, cachoeiras, corredeiras e mirantes, entre outros.
Além da diversidade de atrativos do patrimônio natural e histórico-cultural, há no município dois importantes núcleos de pesquisa, sendo um destinado à pesquisa arqueológica, o Núcleo Tocantinense de Arqueologia – NUTA, e outro ao patrimônio natural, o Núcleo de Estudos Ambientais – NEAMB, com ênfase na ictiofauna.

São excelentes os resultados alcançados pelo NUTA e suas exposições como elemento turístico, atraindo a visitação a Porto Nacional. Cabe considerar também que o Estado do Tocantins possui elevada diversidade de rios em importantes bacias hidrográficas, e os resultados dos estudos e amostras dessa biodiversidade pelo NEAMB, em especial da ictiofauna brasileira, podem configurar-se com um elemento atrativo relevante ao mercado turístico de pesca, cientifico e gastronômico.

Há oferta diversificada de atrativos e infraestrutura turística definindo uma demanda para segmentos específicos como: sol e praia, eventos, ecoturismo, pesca e outros.