Prefeitura de Porto Nacional lança Plano Anual de Fiscalização do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

O objetivo é garantir o cumprimento de normas e regulamentos editados pelo poder público para a manutenção da qualidade nos serviços prestados pela concessionária

nãoprest

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com o objetivo de promover a regularização, o monitoramento, o controle e a fiscalização dos serviços públicos no município, a prefeitura de Porto Nacional lançou, na manhã desta sexta-feira, 31, por meio da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Porto Nacional (ARPN), o Plano Anual de fiscalização das redes de água e esgoto. A ação visa melhorar o cumprimento de normas e regulamentos editados pelo poder público, assim como a qualidade da prestação dos serviços à população.

O lançamento do Plano Anual foi mais uma vez prestigiado pelo prefeito Ronivon Maciel. “Esse é um trabalho muito importante para a nossa cidade, pois a ARPN tem o objetivo muito forte de fiscalizar e regular os serviços prestados pelas concessionárias e temos uma grande responsabilidade que é cuidar da nossa população”, pontuou o prefeito. Na oportunidade, ele agradeceu a todos que participaram dessa ação.

cxonv

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A primeira coleta foi realizada no estabelecimento Pilar das Construções. O proprietário do local, Sebastião Alves, estava presente e comentou a ação. “Estamos fazendo o nosso papel de contribuir para que a qualidade da água da nossa cidade esteja de acordo com o padrão exigido. Para que a população tenha conhecimento dessa água que chega na sua casa”, relatou Sebastião.

O Presidente da ARPN, Fabrício Machado Silva, afirmou que esse plano é lançado todos os anos, desde 2021. “São coletadas 20 amostras de água por mês, em cada bairro da cidade. Todas as amostras são analisadas e as que não estão enquadradas dentro do padrão do Ministério da Saúde para o consumo humano, a empresa que presta esse serviço é multada e tem que restabelecer o tratamento da água”, explicou o presidente.

soros

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Fabrício revelou que a ARPN tem um trabalho estratégico e, até o momento, é a única do estado.

A ARPN busca garantir que os serviços prestados pela concessionária sejam de qualidade para a população, desta forma, será realizada fiscalização mensalmente em todo município de Porto Nacional, inclusive nos Distritos, onde os serviços de saneamento básico, fornecimento d’água e esgotamento sanitário, são feitos pela empresa BRK Ambiental.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação