Porto Nacional recebeu nos dias 16, 17 e 18 de outubro a Caravana Programando o Futuro

Cerca de 3 toneladas de resíduos eletrônicos foram recolhidos no município durante os dias de mobilização

bf5a261c 73b0 43f1 9ca6 6d7d349d54e2

Foto: Divulgação Secretaria da Comunicação de Porto Nacional

A Caravana “Eletrônicos não é lixo”, esteve presente em Porto Nacional entre os dias 16 e 18 de outubro na Praça do Centenário, região central da cidade. Dada a importância desta iniciativa, conforme o secretário do Meio Ambiente, Fabrício Machado, na semana que antecedeu a ação, a gestão realizou diversas divulgações, feitas através das redes sociais, além de cartazes nos órgão públicos, unidades escolares e empresas.

“Os aparelhos eletrônicos contêm em sua composição materiais tóxicos como mercúrio, chumbo, cádmio, entre outros metais pesados, que quando entram em contato direto com o solo e a água, através do descarte incorreto, podem provocar consequências graves ao meio ambiente e a saúde humana”, explicou, Fabrício Machado.

904b32bd 35d2 4dc8 8090 9f92be70ddf6

Foto: Divulgação Secretaria da Comunicação de Porto Nacional

Muito satisfeito, o prefeito Ronivon Maciel visitou o ônibus da Caravana e falou sobre a importância da ação. “Esse é um momento muito oportuno para nossa cidade, onde está se tratando da destinação correta de aparelhos eletrônicos que não utilizamos mais. Dessa forma, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente. Conscientização é primordial e a gestão municipal leva isso muito a sério”, concluiu.

O ônibus Programando o Futuro esteve nas unidades escolares sensibilizando as crianças e jovens sobre a evolução dos eletroeletrônicos, bem como a importância de se fazer a destinação adequada desses resíduos, principalmente por possuírem um alto potencial poluidor.

tatkolasjk

Foto: Divulgação Secretaria da Comunicação de Porto Nacional

Além de recolher os resíduos eletrônicos no posto de recolhimento, a Caravana fez a busca de material in loco quando assim solicitado pela comunidade. Durante essa ação, quase três toneladas de resíduos eletrônicos que estavam armazenados nas residências e empresas da população portuense foram recolhidos.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação