Prefeitura de Porto Nacional e ITPAC se reúnem para buscar melhorias de atendimento aos estudantes

96bc6a77 69f7 4a54 a87a 6640ba2ae307 1

Prefeito Joaquim Maia se reune com equipe diretiva do ITPAC

O prefeito Joaquim Maia e a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito se reuniram com a equipe diretiva do Centro Universitário ITPAC de Porto Nacional, para discutir assuntos pertinentes à formação dos alunos como internos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município. Na pauta, a ampliação do convênio já existente com a Instituição; a cooperação junto à Rede Municipal de Saúde; a estrutura das UBSs e UPA no processo formativo dos estudantes.

Contrapartidas e investimentos necessários nos serviços, para acolhimento dos discentes, e, sobretudo para a melhoria da qualidade da estrutura e da assistência prestada, também fizeram parte das discussões.

Participaram do encontro o diretor do ITPAC, Edson Pimentel; a diretora Acadêmica, Dilce do Nascimento; o secretário municipal da Comunicação, Lidevino Filho; e a diretora de Atenção Básica do Município, Patrícia Rodrigues.

00d48366 7b9b 4215 a434 8f1ad4e4059e

Convênio

A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria da Saúde, tem convênio com o ITPAC, para que acolha a Rede Municipal de Saúde. No Município, os alunos das graduações de Medicina, Enfermagem e Odontologia são recebidos e colaboram com os serviços, a partir do acompanhamento dos profissionais da Rede – os preceptores. Estes tem a responsabilidade de mostrar aos estudantes, a vivência de como é o cuidado na saúde pública. É o amparo dos discentes em processo de formação.

Para a diretora Acadêmica do ITPAC, Dilce do Nascimento, as UBSs do Município oferecem condições ideais para o desenvolvimento das ações de Estratégia Saúde da Família (ESF), de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e à equipe.

“Através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica, os alunos terão uma importante experiência no processo de formação”, destacou a Diretora.

1932d4ba 5358 4b81 90b9 3e7aab902c70

O diretor Edson Pimentel falou da parceria da instituição junto à atual administração. “Há quase um ano iniciamos uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Nossa intenção é retribuir à comunidade de Porto Nacional, assistência em saúde”, disse.

Segundo Edson Pimentel, antes da atual gestão, os internos de Medicina precisavam ir para outras cidades para concluir o internato, e isso era um desgaste para os alunos.

“Até uns três anos atrás os alunos precisavam sair de Porto Nacional para concluir o internato em outras cidades e, só agora, na gestão do prefeito Joaquim Maia, conseguimos avançar muito em infraestrutura nas UBSs da cidade, e em toda a Rede Municipal também, o que para nós é muito significativo,” finalizou.

O ITPAC Porto Nacional é, atualmente, o maior grupo de educação com acadêmicos de Medicina do Brasil. Tem como objetivo principal, acompanhar a formação dos alunos, desde a graduação até a residência e especializações.

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Rodrigo Alves