Saúde: Prefeitura de Porto Nacional efetua pagamento de incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

Agentes de Saúde e Agentes de Endemias de Porto Nacional são valorizados e recebem 14º salário aprovado em Lei 3

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia e secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito pagaram nessa semana, o incentivo 14º aos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O aporte financeiro aos profissionais está previsto na Lei 2.391, de 26 de fevereiro de 2018, que estabelece os critérios de desempenho para o recebimento de incentivo financeiro adicional, visando o fortalecimento de políticas afetas à atuação dos Agentes. A cobertura de visita domiciliar faz parte desse incentivo.

A referida Lei foi criada na atual gestão e sancionada pelo Prefeito Joaquim Maia, garantindo assim esse direito à classe trabalhadora, quando a mesma faz jus ao ofício laboral, atendendo aos critérios estabelecidos.

Os profissionais fazem parte de uma equipe que atua diretamente na comunidade. Estão todos os dias nas residências levando saúde de qualidade à população portuense, e trazendo as demandas e anseios para que as políticas públicas de saúde sejam fortalecidas.

Com a medida, o prefeito Joaquim Maia valoriza e reconhece a relevância dessas categorias, tendo em vista a importância social dos Agentes para a comunidade.

"Os trabalhos desenvolvidos pelos ACS e ACE fortalecem a busca da prestação de serviços, com excelência, ao cidadão portuense"

Exemplos exitosos do trabalho desses servidores são as campanhas de combate ao Aedes Aegypti, que mobiliza e une os agentes na luta contra o mosquito transmissor das doenças Zika, Dengue, Febre Amarela e Chikungunya. Ações educativas e de conscientização são empreendidas e colaboram para a redução do foco do mosquito.

Os Agentes Comunitários de Saúde fazem parte do setor de Atenção Básica e os Agentes de Combate a Endemias, do setor da Vigilância em Saúde, ambos da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com a secretária da Saúde, Anna Crystina Brito, o incentivo dado aos agentes certifica ainda mais o reconhecimento que a gestão municipal tem para com a classe, responsável pela garantia do acesso à saúde de qualidade nas comunidades.

“Os trabalhos desenvolvidos pelos ACS e ACE fortalecem a busca da prestação de serviços, com excelência, ao cidadão portuense. Os agentes trabalharam durante todo o ano, alcançando metas, cuidando da população, prevenindo doenças e, sobretudo, zelando pela comunidade”, explicou a Secretária.

O diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires, enfatizou que o salário extra é um compromisso assumido com mais de 180 agentes, e que agora é lei na cidade.

Agentes de Saúde e Agentes de Endemias de Porto Nacional são valorizados e recebem 14º salário aprovado em Lei 2

"O salário extra é um compromisso assumido com mais de 180 agentes e que agora é Lei na cidade"

Texto: Umbelina Costa com a colaboração de Luciana Macedo

Fotos: Dornil Sobrinho e Rodrigo Alves