Honraria: Servidor da Vigilância em Saúde de Porto Nacional é reconhecido estadualmente

WhatsApp Image 2020 05 29 at 11.04.25

Rafael Paz Gonçalves,gerente do Laboratório de Endemias e homenageado

Concursado há sete anos como Agente de Combate a Endemias de Porto Nacional, Rafael Paz Gonçalves, 27 anos, recebeu da Secretaria de Estado da Saúde um valoroso reconhecimento, 'Menção Honrosa' pelos relevantes serviços prestados com dedicação ao Município no ano de 2019. Ele integra a equipe da diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, como gerente do Laboratório de Endemias. A honraria, entregue no dia 26 de maio, diferenciou a cidade das demais localidades do Tocantins, já que somente algumas recebem. Motivo de orgulho e exemplo para todos os servidores municipais. A homenagem foi entregue por Rogério Rios Coelho, gerente do Laboratório de Entomologia Médica do Estado.

O servidor municipal exerceu as atribuições do laboratório e do controle vetorial, em dias; o envio mensal de materiais e amostras foi mantido com regularidade; as atividades passaram pelo controle de qualidade; e os testes rápidos caninos, de Dengue, amostras de barbeiro - transmissor da doença de Chagas, escorpião e outras atribuições foram encaminhadas dentro do prazo.

Rafael Paz é considerado referência de servidor ágil e competente no que desempenha. É seriamente reconhecido pela região de saúde Amor Perfeito, que engloba os municípios de Brejinho de Nazaré, Chapada de Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama e Ponte Alta do Tocantins.

Das treze cidades da região, apenas duas enviaram todas as demandas e as organizaram no prazo estabelecido - Porto Nacional e Chapada da Natividade.

Anulamente, os municípios passam por essa avaliação. Esse é o segundo ano consecutivo que o servidor recebe a honraria. Anteriormente foi em 2018, referente a 2019 - sempre recebe no início do ano seguinte.

"Divido essa honraria com todos os meus colegas, que contribuem muito para o andamento do nosso trabalho no Laboratório de Endemias e Entomologia, de forma especial para o meu eterno e grande mentor, José Antônio de Sousa Parente (Zuzu). Ele se aposentou esse ano, mas tem enorme participação no trabalho. Agradeço à gestão municipal por não medir esforços para nos respaldar nas demandas", destacou satisfeito Rafael Paz.

WhatsApp Image 2020 05 29 at 11.04.24

Rafael e Amanda Cordeiro, coordenadora de Vigilância Ambiental de Porto Nacional

"Ficamos muito felizes com o reconhecimento, porém, o que nos orgulha muito é ver que todo o nosso processo de trabalho está sendo visto e validado por áreas competentes. O Rafael e toda a equipe do nosso laboratório de entomologia são extremamente hábeis e resolutivos, e esse reconhecimento é a prova de tudo. Nessa gestão podemos observar que todo o planejamento é desenvolvido na íntegra e nos faz referência em excelência de trabalho", destacou o diretor municipal de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires.

Laboratório de Endemias

Importante para o controle vetorial no Município. São realizadas atividades e exames voltados à zoonose, bem como, avaliação de Tracoma, exames de teste rápido para Leishmaniose Visceral e Tegumentar, teste rápido de Dengue, recebimento e avaliação de barbeiros, escorpiões e larvas de Aedes Aegypti. Alguns exames são coletados e enviados para o Laboratório Central do Estado (Lacen). A equipe é composta por uma biomédica, uma técnica de enfermagem, uma bióloga, um agente de endemias e um gerente de Laboratório.

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Matheus Ferreira