Live sobre saúde mental dos jovens em tempos de pandemia é realizada em Porto Nacional

 

O evento integra a campanha de prevenção ao suicídio, automutilação e autolesões e à violência autoprovocada


IMG 20210821 074930                                     O evento integra a campanha de prevenção ao suicídio, automutilação e autolesões e à violência autoprovocada

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional, realizou nesta sexta-feira, 20, uma palestra, com o médico psiquiatra Rafael Mota, da gerência técnica da Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, cujo tema ‘Valorização da vida, depressão e ansiedade em jovens em tempos de pandemia’ teve por objetivo chamar a atenção do público jovem, especialmente os estudantes da rede pública para a valorização da vida. O evento integra a campanha de prevenção ao suicídio, automutilação e autolesões e à violência autoprovocada. 

A conferência também teve como finalidade fazer com que os jovens possam adquirir mais confiança e aprender observar os sinais de alerta, os sintomas e terem uma melhor compreensão do que se passa e qual o momento certo para pedir ajuda e onde solicitar esse apoio nesse período de pandemia e isolamento social.

A terapeuta ocupacional , Marla Borges, falou sobre a importância dessa discussão, “Nós acreditamos que as ações não tem que ser efetivadas, executadas apenas no mês do setembro amarelo, que é um mês que a gente faz essa campanha para maior visibilidade. Às ações precisam ser contínuas e intersetoriais, então elas não têm que partir apenas da Secretaria Municipal de Saúde ou dos profissionais de saúde, mas de todos os profissionais. Por ser um tema tão delicado e complexo ele perpassa por diversos setores, áreas e faixas etárias, então essa discussão tem que ser colocada com muita delicadeza, com muita expertise pela sociedade em geral”, declarou.

Desde o início deste ano que o Centro de Atenção Psicossocial - Caps está desenvolvendo ações de matriciamento, que é uma estratégia feita junto às equipes de atenção básica para levar essa discussão de prevenção do suicídio e valorização à vida, rede de atenção psicossocial e serviços de saúde mental à população, numa tentativa de organizar as ações em benefício da mesma. Durante o mês de agosto as ações foram desenvolvidas junto às escolas e aos servidores da educação. 

  

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Divulgação Secretaria de Saúde