Reunião do Comitê Operacional Emergencial (COE) discute decreto da Covid-19 em Porto Nacional

O encontro contou com representantes do Poder Público Municipal, Câmara de Vereadores, Comércio e Igrejas

WhatsApp Image 2021 12 27 at 17.59.32 1                                                                                                                                                   Fotos: Kauan Mad/Secom Porto Nacional

Debater e tomar decisões relacionadas ao combate da Covid-19 no município foi o intuito da reunião do Comitê Operacional Emergencial (COE), realizada nesta segunda-feira, 27, no auditório do anexo ll da prefeitura municipal. Os membros do Comitê presentes na ocasião deram sugestões, expuseram ideias, tiraram dúvidas, tudo no intuito de combater o contágio da doença. Foram destacados apontamentos acerca do retorno das aulas e das festividades de fim de ano, ressaltando a importância das medidas e protocolos de segurança sanitária.

Para o prefeito, Ronivon Maciel, “é importante que as medidas e protocolos sejam mantidos, pois durante todo o ano a equipe da saúde trabalhou de forma árdua para reduzir o contágio da Covid-19, não podemos permitir que uma flexibilização desmedida gere um retrocesso no processo de contenção que só foi possível graças ao trabalho coletivo de toda uma equipe”, frisou.

Ronivon Maciel explicou ainda sobre  a decisão de não realizar a celebração de réveillon no município. “Meu maior compromisso é com a vida e o bem estar das pessoas, realizar um evento dessa magnitude e colocar em risco a população diante do surgimento da nova variante do vírus seria muita imprudência”, justificou.

WhatsApp Image 2021 12 27 at 17.59.32                                                                                                    Fotos: Kauan Mad/Secom Porto Nacional

A secretária municipal de saúde, Lorena Martins, reforça que, “os cuidados contra a Covid-19 devem continuar durante as festividades de fim de ano, especialmente devido ao surgimento da variante Ômicron. Além dessa preocupação os números de casos de gripe aumentaram muito em todo o país, sendo necessário uma atenção redobrada de todos”, pontuou.

Ficou definido por meio de votação entre os integrantes do COE, que o decreto vigente contendo as medidas e protocolos a serem adotados em todo o município  será mantido.

WhatsApp Image 2021 12 27 at 18.00.52                                                                                         Fotos: Kauan Mad/Secom Porto Nacional

Dengue

Devido ao número considerável de notificações de casos de dengue no município, a reunião também contou com um momento de discussões a respeito da adoção de estratégias para impedir o aumento no número de casos da doença. A diretora da vigilância em saúde, Zenilde Carreiro, fez um apelo a todos os presentes, “combater a dengue é um trabalho que exige a colaboração de toda a sociedade, apenas desse modo conseguiremos vencer a batalha contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças que podem matar”, enfatizou.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Kauan Mad