Saúde de Porto Nacional realiza ações alusivas ao Dia Mundial de combate à Tuberculose nesta quinta-feira, 24 nas UBSs do município

As atividades educativas e de promoção à saúde objetivam conscientizar a população sobre a doença

WhatsApp Image 2022 03 23 at 17.19.51                                                                                                                                      Divulgação: Secretaria Municipal de Saúde

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quinta-feira, diversas ações de promoção e prevenção da Tuberculose, para usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Doença, celebrado no dia 24 de maço.

A Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Rayane Cerqueira Carvalho explicou que, na ocasião serão tratados assuntos como a importância do diagnóstico precoce e da continuidade no tratamento da Tuberculose, formas de prevenção, como tratar e os cuidados gerais. “Nas UBSs temos os profissionais da Equipe Estratégia e Saúde da Família - ESF médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para acolher e atender os pacientes para avaliação e investigação”, ressaltou Rayane Cerqueira.

fuuu                                                                                                  Palestra sobre Tuberculose no Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva

Na segunda-feira, 21, na Unidade de Saúde Alto da Colina foi realizada sala de espera com tema "Prevenção à Tuberculose". Na ocasião, a enfermeira Nerice e equipe orientaram pacientes sobre a doença, sinais/sintomas, diagnóstico e tratamento.

Sobre a Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Tuberculosis, afeta principalmente os pulmões, mas não se limita exclusivamente podendo afetar outros sistemas e órgãos do corpo. Os sintomas da doença são emagrecimento, tosse por mais de três semanas, suor noturno e febre baixa. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por meio da tosse, fala ou espirro.

Por: Nadya Mayara