Prefeitura entrega reforma da UBS Isadora Chaves de Moura neste sábado, 30

O nome é uma homenagem póstuma à médica portuense Isadora Chaves de Moura

WhatsApp Image 2022 04 30 at 18.56.13                                                                                                         Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional inaugurou uma ampla reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Isadora Chaves de Moura, localizada no setor Vila Operária, neste sábado, 30. A unidade, que atende cerca de três mil moradores da localidade e região próxima, recebeu o nome da médica portuense.

Isadora Chaves de Moura nasceu na cidade de Porto Nacional em 28/03/1990, filha de Seila Rejane Chaves dos Santos Moura e Nilton Luiz Vieira de Moura. Trabalhou na rede pública de Porto Nacional e os seus feitos nesses aparentes 24 anos ecoarão por toda a eternidade em nossos corações.

Diversos serviços e procedimentos são oferecidos na UBS, como consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal, exames preventivos, testes rápidos, vacinas, retiradas de ponto, visitas domiciliares, dentre outros.

O prefeito Ronivon Maciel esteve presente na reinauguração e destacou que é um compromisso da gestão a melhoria da estrutura física das UBSs do município. “Estamos hoje honrando nosso compromisso com a melhoria da estrutura física das nossas UBS e isso influencia também na qualidade do atendimento, dos procedimentos e na humanização do trabalho na saúde. É uma satisfação estar aqui hoje e cabe a nós continuar trabalhando e nos esforçando para realizar mais entregas para esse povo que tanto merece nosso respeito”, reforçou o prefeito.

WhatsApp Image 2022 04 30 at 18.56.13 1                                                                                                                                         Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

A secretária da Saúde Lorena Martins corroborou a fala do prefeito e destacou a importância desse momento. “É muito gratificante entregar essa unidade que estava há tanto tempo aguardando por melhorias. Saúde é um serviço indispensável para o bem estar do cidadão, por isso, temos um compromisso tão firme com essa área. Com certeza estamos trabalhando para que mais conquistas aconteçam”, afirmou a secretária.

WhatsApp Image 2022 04 30 at 18.56.39                                                                                                                                               Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

O momento também foi de muita emoção com a presença da família da homenageada, ocasião em que sua mãe, Seila Rejane, contou um pouco como era a sua filha. “Isadora foi uma pessoa muito íntegra que merecia estar aqui conosco, mas Deus tem um jeito diferente de ver as coisas. Agradeço ao prefeito Ronivon por esse investimento feito nesta unidade, me coloco à disposição para essa comunidade. O nome de Isadora me traz para cá, me chama para perto dessa comunidade, por isso, eu quero prestar serviço e ajudar esse povo”, declarou a mãe da homenageada.

A entrega da UBS Isadora Chaves de Moura é mais um avanço no trabalho e melhoria da saúde em Porto Nacional, a atual gestão entende que esses serviços prestados pelas unidades são essenciais para a comunidade. “A entrega dessa reforma é uma grande conquista para a população” destacou a moradora da Vila Operária, Elisângela Pires, que esteve presente ao evento e aproveitou a oportunidade para levar o seu neto para vacinar. “Vim trazer o meu neto para vacinar no posto da Vila Operária, que é perto de casa, e eu achei muito boa essa reforma, mudou muita coisa para melhor”, declarou Elisângela.

Dia D de Vacinação

WhatsApp Image 2022 04 30 at 18.56.54                                                                                                                                           Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

Neste sábado, 30, também aconteceu o Dia D de Vacinação contra Influenza, Sarampo e Covid-19. A campanha ocorreu das 8h às 16h em todas as Unidades Básicas de Saúde de Porto Nacional e Pinheirópolis, inclusive na UBS Isadora Chaves de Moura. O público-alvo da vacina contra o sarampo são profissionais da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Já a vacina da Covid-19 foi disponibilizada para o público a partir de 5 anos. O imunizante da Influenza são: idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, membros das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.

Por: Anne karianny Moreira
Secretaria da Comunicação