Mães que utilizam os serviços do CAPS II de Porto Nacional aprendem fabricar absorventes de tecidos

A oficina foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Instituto Federal do Tocantins (IFTO), e  faz parte da programação alusiva ao dia das mães

usuarias

Fotos: Divulgação/Secretaria da Comunicação

Em comemoração ao Dia das Mães, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta sexta-feira, 06, uma oficina de fabricação de absorventes de tecidos e materiais reutilizáveis, com as mães e usuárias do CAPS II. O evento objetiva melhorar a autoestima e promover mais conforto às mulheres que fazem uso do material em seu período menstrual. A oficina foi conduzida pela professora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Sabrina Silva de Carvalho e suas alunas.

O evento foi realizado na sala de oficina do CAPS II e as mães que utilizam os serviços do CAPS II puderam fabricar seu próprio absorvente recebendo da professora todas as instruções para o uso e higienização.

Fotos: Divulgação/Secretaria da Comunicação

Segundo a coordenadora do CAPS II de Porto Nacional, Eunicelha Lemos, a parceria da saúde de Porto Nacional com o IFTO vem sendo fortalecida a cada evento, onde o foco principal é ofertar aos usuários do CAPS II a interação social de alunos, profissionais e usuários, além do resgate da autoestima e desenvolvimento de habilidades e protagonismo das usuárias dos serviços.

presentes

Fotos: Divulgação/Secretaria da Comunicação

De acordo com a professora Sabrina “o objetivo maior desse projeto é proporcionar dignidade às mulheres, visando diminuir a pobreza menstrual que é um dado importante na nossa sociedade. Hoje algumas estudantes deixam de frequentar aulas e algumas mulheres deixam de sair nesse período porque se sentem desconfortáveis com a questão do sangramento. Nesse projeto, trabalhamos o acolhimento, conversamos e confeccionamos, manualmente, absorventes que sejam reutilizáveis para que essas mulheres saiam da vulnerabilidade menstrual”, pontuou.

Além da oficina, as mães que utilizam os serviços do CAPS II participaram de um sorteio de brindes e de um almoço em homenagem ao dia das mães.

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação