Prefeitura de Porto Nacional desenvolve trabalho com equipe multidisciplinar para auxiliar tabagistas a se livrarem do vício

WhatsApp Image 2022 05 09 at 16.22.54 1                                                                                                                                 Foto: Divulgação/Secretaria Municipal da Saúde

Pensando em amenizar os males que o tabagismo causa e diminuir o número de fumantes entre os moradores de Porto Nacional, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um trabalho com equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, com auxílio de nutricionistas, psicólogos, dentistas e assistentes administrativos, para auxiliar tabagistas a se livrarem do vício. O programa é aberto para todos os públicos e para participar basta o interessado ser fumante e ter o desejo de parar de fumar.

De acordo com a coordenadora da atenção primária à saúde, Rayane Cerqueira Carvalho, o programa é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. O tratamento cognitivo comportamental busca trabalhar o pensamento dos pacientes, provocando mudanças de comportamento, e consiste em uma abordagem ativa e pragmática, onde os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o grupo, em outros aspectos da sua vida.

WhatsApp Image 2022 05 09 at 16.22.56 1                                                                                                                              Foto: Divulgação/Secretaria Municipal da Saúde

"O programa consiste na realização de reuniões com grupos formados com um número que varia entre 10 e 15 pessoas. São quatro sessões de uma hora e meia cada, uma vez por semana, por um período de um mês. “Em um programa com essa duração, obtém-se tanto êxito quanto num programa mais longo, pois ele contém todos os elementos que são significativos para ajudar os fumantes a abandonarem o vício e se manterem sem cigarros, já que aborda os comportamentos, pensamentos e sentimentos dessas pessoas”, pontuou a coordenadora da atenção primária à saúde.

Conforme Rayane Cerqueira, a primeira experiência dos grupos de tabagistas na Atenção Primária à Saúde, ocorrida em 2021 foi exitosa, visto que vários pacientes deixaram de fumar.

Cada sessão tem um objetivo geral para o participante

Sessão 1. Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde.

Sessão 2. Os primeiros dias sem fumar.

Sessão 3. Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar.

Sessão 4. Benefícios obtidos após parar de fumar

Após a última sessão, o paciente é orientado a sempre que sentir necessidade procurar a Unidade Básica de Saúde. Existe uma fase de manutenção da abstinência que o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo (PNCT) preconiza, que é de um ano.

Doenças causadas pela dependência de nicotina

O tabagismo está relacionado a um percentual alto de mortes associadas a doenças crônicas. Incluindo patologias pulmonares como bronquite e enfisema, doenças coronarianas (angina e infarto), acidente vascular cerebral além de inúmeros tipos de câncer (pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, bexiga, colo de útero, rim, fígado e estômago).

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação