Orla de Porto Nacional recebe programação especial no dia 18 de maio em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A programação é gratuita e contará com música, dança, poesia, oficinas e muito mais

WhatsApp Image 2022 05 16 at 18.13.40

Designer: Alisson J. Chaves - Divulgação/Secretaria da Comunicação

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de Porto Nacional, com o apoio das Secretarias Municipais da Saúde, de Cultura e Turismo e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, realizará uma programação especial, em alusão ao movimento. As atividades serão realizadas na Orla da cidade, a partir das 16h, com apresentações artísticas, pintura em face, oficinas, exposições e vendas de artigos e produtos confeccionados pelos usuários.

O intuito da ação é levar o conhecimento sobre o movimento para a comunidade em geral. Além disso, ações como essas fortalecem a continuidade do movimento e a sua luta por cuidados humanizado, comunitário e social desse grupo.

Movimento da Luta Antimanicomial

Segundo o Ministério da Saúde, o Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental, em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação