Prefeitura capacita servidores para uso adequado de UTI Móvel em Porto Nacional

Cerca de 50 profissionais do município, e de cidades circunvizinhas, participaram do curso nesta sexta-feira, 27

WhatsApp Image 2022 05 27 at 15.51.57                                                                                                                                       Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o ITPAC Porto está capacitando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores do município e de cidades circunvizinhas, para utilização adequada de UTI Móvel, que realiza atendimentos de urgência e emergência na cidade. Em torno de 50 profissionais participaram da capacitação realizada nesta sexta-feira, 27, no auditório da instituição de ensino superior.

WhatsApp Image 2022 05 27 at 17.16.55                                                                                                                            Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

O curso está sendo ministrado pelos enfermeiros Marco Antônio Lima Gomes, Éder Rodrigues Matos e Wagner Santana Moreira, que abordaram sobre assistência/transporte de pacientes em cuidados intensivos, semi-intensivo (suporte avançado), manuseio de bomba de infusão, monitoração cardíaca, desfibrilador automático externo e ventilação mecânica.

foto capacitação uti móvel 1 2705                                                                                                                                          Foto: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

Na ocasião, a secretária municipal de saúde, Lorena Martins, reforçou que o objetivo de oferecer o treinamento a esses profissionais “é fortalecer o atendimento à população”.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Claudiana Matos, ressaltou: “esse treinamento é muito importante. Nosso intuito é proporcionar aos profissionais o suporte necessário para que os mesmos tenham total preparo para a utilização dos equipamentos. Além de assegurar um melhor atendimento aos pacientes”, frisou.

WhatsApp Image 2022 05 27 at 16.42.05                                                                                                                              Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

O município de Porto Nacional dispõe de uma UTI móvel, categoria D, que está equipada de acordo com as exigências médicas. É utilizada para atendimento e transporte de pacientes de alto risco, em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar, que necessitam de acompanhamento médico intensivo.  O  veículo foi adquirido pelo  valor de R$ 247 mil, com auxílio do Senador Eduardo Gomes.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação