Saúde de Porto Nacional realiza ação da campanha Julho Amarelo na praia Porto Real

A iniciativa que alcançou centenas de pessoas tem o propósito de reforçar as ações de vigilância, além de prevenir e combater as hepatites virais

WhatsApp Image 2022 07 25 at 12.30.58                                                                                                                                 Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Buscando conscientizar a população sobre as formas de identificação e tratamento das hepatites virais, a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com intermédio da Vigilância Epidemiológica, está realizando a campanha “Julho Amarelo”, em alusão ao mês de luta contra as hepatites virais. Neste domingo, 24, aconteceu uma ação na praia Porto Real que marcou a abertura da campanha, onde foi realizada testagem rápida em inúmeras pessoas ao longo do dia, no horário das 9h às 17h.

Na ocasião, a médica infectologista, Ana Therra Manduca, esteve presente com a equipe da saúde realizando testagem, repassando orientações e fazendo a  distribuição de preservativos.  “A falta de conhecimento da existência da doença é um desafio a ser vencido, por isso é tão importante a conscientização da população”, frisou Ana Therra.

foto editada sude 2507                                                                                                                                 Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Para a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Andysleia Ribeiro Lima: “O que foi proposto foi alcançado, levamos as informações sobre essas doenças silenciosas causadas pelos vírus A, B e C para um público significativo. Ressaltamos todas as medidas de prevenção para que a transmissão das hepatites virais seja evitada”, enfatizou.

Andysleia ainda ressaltou, “o dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate às hepatites virais, a campanha vem no intuito de fortalecer essa luta, mas ao longo de todo o ano realizamos um intenso trabalho de conscientização e prevenção em toda a rede municipal de saúde. A testagem é simples e rápida,  caso teste positivo, a pessoa é direcionada para consulta e tratamento adequado nas Unidades Básicas de Saúde do município”, pontuou.

O município oferece testagem rápida em todos os postos de saúde da cidade. As unidades funcionam durante a semana, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação