Pfizer Bivalente: Porto Nacional inicia vacinação em grupos prioritários com vacina que age contra variantes da Covid-19

Nesta primeira fase foram distribuídas em todas as Unidades Básicas de Saúde cerca de 4.430 doses do imunizante

bivpfizer1                                                                                                                               Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Mantendo o cronograma do Ministério da Saúde, a prefeitura de Porto Nacional iniciou nesta segunda-feira, 27, a vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer Bivalente, imunizante desenvolvido para defender contra a variante do vírus da doença. Ao todo, nesta primeira fase foram distribuídas em todas as Unidades Básicas de Saúde de Porto Nacional, cerca de 4.430 doses do imunizante. As doses serão distribuídas conforme a necessidade e o cronograma do Estado do Tocantins na qual decide quantos imunizantes serão disponibilizados por etapa. A expectativa de acordo com o Ministério da Saúde é vacinar um total de 13.042 pessoas do grupo prioritário, as doses serão distribuídas conforme a necessidade e cronograma do Estado que decide quantos imunizantes serão disponibilizados por etapa.

Os grupos grupos prioritários compostos por idosos com mais de 60 anos de idade, pessoas com imunossupressão, pessoas que vivem em instituição de longa permanência, população privativa de liberdade, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e ribeirinhos, serão os vacinados nessa primeira fase. Além de atestar as condições como grupo prioritário, o usuário deverá ter completado o esquema primário 1ª e 2ª dose.

Para receber o imunizante bivalente, é necessário que o paciente comprove que está no grupo prioritário com laudo médico atestando a doença, em caso de gestante, deve ser apresentado o atestado da gestação, puérpera, a certidão do recém-nascido, idoso somente apresentar documento de identidade, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, a própria instituição deve apresentar a lista dos seus internos e também deverá apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Não é possível se vacinar sem a presença de todos  os documentos.

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Porto Nacional, inclusive dos distritos, estarão disponibilizando a vacina de acordo com o cronograma de cada unidade. Segundo a coordenação de imunização do município, a vacina não é aberta todos os dias a fim de evitar a perda de doses, a população deve verificar o esquema vacinal de cada região do município.

Por: Mychelle Tauane com informações da secretaria municipal da Saúde