Prefeitura de Porto Nacional realiza abertura do Abril Azul, Mês da Conscientização do Autismo

 

Serão realizadas palestras, caminhada, workshop, e mais ações durante o mês

 

capatrapam

 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com o objetivo de conscientizar a população e por consequência promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Porto Nacional, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, terá um calendário com inúmeras ações em alusão ao tema durante todo o mês de abril. Nesta quinta-feira, 13, foi realizada na Praça do Centenário, uma solenidade de abertura do Abril Azul, Mês de Conscientização Sobre o Autismo.

pntura rasura  Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional



Em sua fala na solenidade, a superintendente de Saúde, Domingas Thayse, destacou a importância do ato. “Esse é um momento de muita alegria, importante e simbólico. A nossa luta é para fazer de Porto Nacional uma cidade inclusiva, onde possamos atender as necessidades das pessoas, inclusive, uma das principais entregas da gestão foi o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), que ocorreu em 2022, oferecendo suporte aos munícipes assistidos e seus familiares. Com as ações que iremos realizar neste mês, abordando o autismo, visamos estar informando as pessoas, e reforçando a luta contra a discriminação e o desrespeito”, frisou.

Carlos Antônio Rocha, pai de uma criança autista, marcou presença no evento de abertura e parabenizou a gestão municipal pela mobilização. “Meu sentimento hoje é de gratidão, como pai me sinto contente em poder contar com o CMAM, e em ter esse espaço para falarmos sobre o autismo e dialogar com a sociedade. A luta dos pais de autistas não é fácil, o preconceito é muito grande, e contar com o apoio da gestão municipal no enfrentamento de tantas situações adversas é muito satisfatório”, pontuou.

A Terapeuta Ocupacional e Especialista em Análise do Comportamento, Marcinêis Milhomem, também prestigiou o evento de abertura do Abril Azul, e falou sobre o CMAM. “Porto Nacional é um exemplo a ser seguido, há um ano foi fundado o espaço do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), que atende crianças das três fases do desenvolvimento infantil, com limite de idade até os 11 anos, 11 meses e 29 dias. O espaço foi idealizado para ser um ambiente lúdico, oferecendo atendimento multidisciplinar para os munícipes que estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA). O CMAM conta com a equipe de 9 servidoras, no total 53 munícipes são assistidos, e temos mais de 50 na lista de espera. É muito gratificante ver esse olhar especial que a gestão municipal está tendo com a causa”, explicou.

bliz tras

 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

Serviços oferecidos no CMAM
Atendimento individual, onde a criança realiza terapia somente com a servidora; atendimento em grupo, onde são realizadas intervenções em grupo sendo assistido pelas servidoras e atendente terapêutica; grupos da família, onde os pais e/ ou responsáveis participam da terapia em grupo com a psicóloga do CMAM; orientações no ambiente escolar, sendo realizadas quando necessário, com a terapeuta ocupacional que realiza reunião com a professora e servidora de apoio, para facilitar nesse processo de regulação emocional no ambiente escolar; orientações de matriciamento com a enfermeira do ambiente; capacitações com as equipes da saúde e educação.

Conforme a superintendente de Saúde, Domingas Thayse, dentre as principais ações estão inclusas o workshop relativo ao TEA, a ser realizado no dia 20 de abril, no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula. São ao todo 300 vagas disponíveis para quem desejar participar. Já no dia 22 de abril será realizada a caminhada pela Conscientização do Autismo 2023. A realização fica por conta da Associação Coração Autista, em parceria com a prefeitura municipal e o CMAM. O encontro será às 08h da manhã, na Praça do Centenário.

montadovermelho

 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, apresenta manifestações comportamentais, difíceis na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos.

 

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação