Abril Azul: Prefeitura de Porto Nacional realiza I Workshop de Transtorno do Espectro Autista

O evento reuniu mais de 300 participantes no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula

 

rasaazulverd

                Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com o tema “ O conhecimento muda os caminhos”, a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 20 de abril, o l Workshop de Transtorno do Espectro Autista. O evento, que aconteceu das 08h às 18h no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula, contou com a colaboração da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Governo do Estado, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac/Porto) e das Secretarias de Assistência Social e Habitação, e de Educação.

Com palestras, oficinas e rodas de conversa lideradas por especialistas no assunto abordado, uma plateia de mais de 300 participantes estiveram no evento ao longo do dia.

palretantetdhauitpac

 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

Pela manhã, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, esteve no evento e reforçou que a gestão municipal seguirá trabalhando em prol de garantir melhorias para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “Temos em nossa cidade o CMAM, que foi preparado com todo carinho e esforços da gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, para cuidar das nossas crianças com Espectro do Autismo. Por isso, quero hoje reforçar o nosso compromisso com a população de Porto Nacional, principalmente com as famílias que possuem as famílias de pessoas com TEA. Nosso objetivo é poder realmente cuidar e dar mais qualidade de vida a todos. Contamos com profissionais preparados e dedicados que no dia a dia fazem a diferença. Verdadeiramente, o conhecimento muda o caminho”, concluiu.

vctpat5

     Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Em sua fala, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, destacou que o cuidado com as pessoas é uma prioridade da pasta. “Nossa missão diária é avançar cada vez mais, oferecendo uma saúde pública de qualidade para todos. Sem sombra de dúvidas, a gestão municipal vem tendo um olhar sensível em relação às pessoas com Autismo, e seguiremos atuantes para que muito mais possa ser feito em benefício dessas pessoas”, concluiu.

Dr. e coordenador geral do projeto de pesquisa e extensão; Transtorno do Espectro Autista no Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC; George França, falou sobre a importância da realização do Workshop. “Essa é uma ação muito importante do município, por trazer uma série de características diferenciadas. A prefeitura conseguiu trazer para o debate o Estado, a universidade pública, os parceiros das universidades privada, conseguiu envolver as suas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde para esse debate extremamente profundo que é tratar sobre o Autismo. O que observamos é que Porto Nacional é uma referência hoje, muito por conta do CMAM, passa a ser uma cidade modelo no Tocantins, e até da região no norte no que se refere ás políticas públicas acerca do Autismo. Então, esse evento com certeza marca uma nova época no Tocantins”, pontuou.

Tatyany Rodrigues, membro da Associação Coração Autista de Porto Nacional, e mãe de criança Autista, participou do evento, falou sobre a associação e parabenizou a realização do Workshop. “A Associação Coração Autista é formada por pais, profissionais e amigos de crianças e pessoas com Autismo. Com quase dois anos de criação, busca a garantia dos direitos das pessoas com Autismo, como atendimento de qualidade e inclusão por parte da sociedade. Estamos muito felizes em participar do Workshop, pois é através do conhecimento que as transformações que queremos se tornam reais. Respeito e inclusão, é o que queremos”, frisou

pvtmau

   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

Presenças

Prefeito Ronivon Maciel; secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes; secretária municipal de Educação, Joana Neres dos Reis; coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar – Cmam; Letícia Gabriela Albuquerque; diretora acadêmica do ITPAC/Porto, Dilce do Nascimento; presidente da Liga de Neurologia e Neurocirurgia do ITPAC; José Paulo de Oliveira Dourado; Dr. e coordenador geral do projeto de pesquisa e extensão; Transtorno do Espectro Autista no Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC; George França Santos e Kátia Rose; superintendente da rede cuidados à pessoa com do Estado do Tocantins, Rosa Helena Ambrósio; representando a Associação de Pais e Amigos Coração Autista, Tatyany Mota Rodrigues; palestrante, José Paulo de Oliveira Dourado; terapeuta ocupacional do CMAM, Marcinêis Milhomem; neuropsicopedagoga do CMAM, Cleide Maria Ribeiro; especialista em psicologia clínica cognitivo comportamental e neuropsicologo do CMAM; professora especialista em educação inclusiva, Graziane Pacini; professora especialista em educação especial, Paola Regina Martins; neuropsicóloga e servidora pública do HGP, Iara Mendes.

 

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação