Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar de Porto Nacional ganha 1º lugar em prêmio estadual por inovação

O projeto do CMAM participou do Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS, sendo selecionado a ocupar a primeira posição entre 49 projetos de experiência no SUS do estado do Tocantins

13c221b9 0525 48f1 ae3d 2bcefa402311

Foto: Divulgada/Secretaria da Comunicação

Nesta quarta-feira, 3 de abril, Porto Nacional comemorou uma grande conquista para a gestão municipal de saúde pública. O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), venceu na capital Palmas o prêmio de experiências exitosas e inovadoras no âmbito do SUS. Conquistando ainda o 10⁰ e 15⁰ lugar com o projeto Saúde em Movimento e o Projeto de Inovação em Planejamento.

Muito emocionada, a terapeuta ocupacional do CMAM, Marcinêis Milhomem, falou sobre a importância do prêmio: “A importância desse prêmio é muito grande, mostra que a gestão municipal tem compromisso com a comunidade, oferecendo um atendimento com qualidade e humanizado. Demonstrando ainda muita coragem e ousadia realizando um serviço que não é custeado por nenhum recurso do Estado ou Federal, apenas do municipal. Esse prêmio fala também da coragem das famílias, quando começamos tudo isso em 2018 eram apenas 12 famílias que lutavam pela causa do Autismo aqui em Porto, hoje já são mais de 70 famílias. Criamos a Associação de Pais, Amigos e Profissionais de Autistas de Porto Nacional e Região, que em parceria com a gestão atual lutam pela causa. Nós temos construído um trabalho de qualidade a partir dessa visão, gestão pública, necessidade da participação da comunidade e profissionalismo qualificado e humanizado. Esse prêmio não é apenas do CMAM, é da Secretaria Municipal de Saúde, do prefeito Ronivon Maciel que tanto tem apoiado a causa do transtorno do espectro autista e de todos os munícipes de Porto Nacional”, pontuou.

3d6e6bed 22b7 4430 9acd 29a745754766

Foto: Divulgada/Secretaria da Comunicação

Em entrevista, o prefeito Ronivon Maciel se emocionou ao falar sobre a conquista: “O CMAM é uma das mais importantes obras da minha gestão, esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho especial feito com muito amor e cuidado, fico emocionado. O CMAM muda a vida de crianças e até mesmo de suas famílias, sendo assim, esse é um feito que merece ser celebrado”, destacou Ronivon Maciel.

Já a secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, disse: ”Estamos empenhados em fazer os investimentos necessários para que as atividades continuem sendo desempenhadas de forma plena como se deve. Essa conquista fortalece a ideia de que buscar viabilizar políticas públicas que sejam verdadeiramente inclusivas são extremamente necessárias”, concluiu.

Conforme Marcinêis Milhomem, o CMAM estará concorrendo em um congresso nacional entre os dias 16 a 19 de julho de 2023, que acontecerá em Goiânia. O desafio agora é se tornar um dos melhores projetos inovadores do Brasil, podendo ser referência em âmbito nacional de intervenções terapêuticas oferecidos pelo SUS para as pessoas autistas.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação