Na última sexta-feira, 19, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu o primeiro encontro de formação do Museu da Pessoa com o projeto: todo lugar tem uma história pra contar.

Professores do ensino fundamental e coordenadores da rede municipal de ensino participaram do evento, que é fruto de uma parceria da Secretaria com o Instituto Museu da Pessoa, Instituto Avisa-lá, e Monsanto. O objetivo do projeto é colocar alunos em contato com a comunidade e resgatar a memória local da cidade por meio de relatos e entrevistas realizados pelas crianças.

Os educadores inicialmente começaram a capacitação com a formadora do Instituto Avisa-lá, Ana Carolina Carvalho, que neste primeiro encontro fez a orientação quanto às ações que podem ser trabalhadas com os alunos em sala de aula. Dentre as sugestões apresentadas, ressaltou que despertar nos alunos o interesse pela cidade que moram é fundamental para o desenvolvimento das atividades.

“Esse é um momento que vamos disparar o projeto na escola, que visa trabalhar com a história oral na sala de aula, fortalecendo a relação da escola com a comunidade e a visão que os alunos e professores têm sobre as pessoas comuns dessa comunidade. Então neste momento, estamos apresentando o projeto, envolvendo os professores e coordenadores para que eles possam sair daqui mais subsidiados pra desenvolver esse projeto em sala de aula”, ressaltou Ana Carolina Carvalho.

Professores de Porto Nacional participam do 1º encontro de formação do Projeto Museu da Pessoa 2

O projeto conta com a participação de 15 escolas municipais, sendo 30 turmas no total. O foco do curso visa à metodologia de registro de memória oral desenvolvida pelo Museu da Pessoa, uma vez por mês durante oito meses, privilegiando coordenadores pedagógicos, professores do ensino fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para juntamente com os alunos revelarem histórias de vida, do conceito à prática.

Os educandos e alunos vão refletir sobre a memória local e compartilhar suas histórias. O encontro aconteceu no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE).

Sobre o Museu da Pessoa

Conhecido nacional e internacionalmente, o Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo em 1991 tendo por objetivo transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas. Reunindo histórias de vida em um acervo virtual e colaborativo.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)