Prefeitura de Porto Nacional avança em educação inclusiva na rede municipal de ensino

Prefeitura de Porto Nacional conquista avanços em educação inclusiva 2

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo a Semana da Educação Inclusiva. Durante o evento de abertura no início desta semana, o Município destacou os avanços da gestão no trabalho de inclusão.

Porto Nacional em um ano e meio quase dobrou o numero de salas de AEE – Atendimento Educacional Especializado, atendendo 232 alunos. Desde o início da gestão, a rede municipal conta com uma equipe multidisciplinar com psicóloga, pedagoga, assistentes sociais, orientadora educacional e ainda terapeuta educacional.

Além disso, Porto Nacional é a única cidade do Tocantins a ter em sua estrutura curricular uma disciplina inclusiva – LIBRAS e ter um professor com deficiência auditiva de ensino fundamental no quadro de funcionários.

Prefeitura de Porto Nacional conquista avanços em educação inclusiva 3

Semana Inclusiva

Na ocasião, o Ministério Público fez uma exposição apresentando um arsenal normativo no qual dispõe o País com o objetivo de implementar os direitos da Inclusão. “O objetivo dessa exposição do Ministério Público não é só implementar os direitos da inclusão e sim no ponto de vista da acessibilidade, do atendimento prioritário, acesso ao concurso público e os procedimentos voltados a pessoa com deficiência da tomada de decisão apoiada e da curatela”, explicou o Promotor de Justiça, Rodrigo Grisi Nunes.

O Prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, explicou a importância de dar atenção especial para a inclusão. “Nós precisamos e estamos trabalhando para que tenhamos condições através da educação de transformar a vida dessas crianças”, disse Joaquim.

Prefeitura de Porto Nacional conquista avanços em educação inclusiva

Avanços da gestão

A secretária da saúde, Anna Crystina, destacou a importância da união entre pastas da gestão. “Visto que no nosso município temos crianças, adolescentes e jovens com necessidade especiais e com deficiências múltiplas, essas crianças precisam ser acolhidas nas instituições educacionais e nas instituições de saúde também de forma resolutiva e qualificada, então queremos dizer para a sociedade que o município de Porto Nacional tem toda a estrutura para receber esses pacientes de braços abertos”, explicou Anna.

“A gestão Joaquim Maia está trabalhando para garantir direitos e a inclusão é responsabilidade de todos nós e hoje estamos fazendo com que as pessoas tenham acesso as politicas públicas como é de direito”, disse a secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura.

A Secretária de Educação, Shyrleide Maia, frisou a importância de estar inserindo esses alunos nas salas de AEE – Atendimento Educacional Especializado. “Em todo o município de Porto Nacional, temos toda uma equipe com assistentes sociais, psicopedagoga, psicóloga e a nossa obrigação é exatamente inserir esses alunos para que eles tenham acesso à educação”, finalizou Shyrleide Maia.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)