Busca Ativa Escolar: Articulação do Selo UNICEF realiza planejamento conjunto com representantes de instituições

789a7d84 49f8 4298 bb0a 5967ef6d377c

Coordenador operacional da Busca Ativa Escolar no Município, Valdeir Avelar

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) sediou hoje, sexta-feira, 14, uma grande reunião sobre a Articulação do Selo UNICEF e órgãos municipais para articular as ações rumo à conquista do Selo, dentre elas, a Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita para ajudar os Municípios a combaterem a exclusão escolar. A Busca Ativa é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Participaram das discussões, a Articuladora Municipal do Selo UNICEF e primeira-dama Aline Maia, o presidente da Casa dos Conselhos Manoel Olímpio, e representantes de várias instituições.

4718d6df b027 472a 874e 432430907458

Articuladora Municipal do Selo UNICEF e primeira-dama Aline Maia

c7812214 0959 4cdc 826b 18518c807c68

Presidente da Casa dos Conselhos Manoel Olímpio

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

O Município de Porto Nacional tem como meta rematricular 95 crianças e adolescentes até o dia 30 de março de 2020. Muito trabalho tem sido feito, com a ajuda da Equipe Multidisciplinar da Semed e demais órgãos.

O coordenador operacional da Busca Ativa Escolar no Município, Valdeir Avelar, agradeceu o envolvimento de todos e enfatizou a importância desse trabalho em conjunto, e da parceria que vem sendo realizada.

“As escolas municipais estão preparadas para receber essas crianças e adolescentes. Existem vagas disponíveis para matrículas e profissionais capacitados. Fora da Escola Não Pode! É uma campanha de todos nós,” disse.

70441e9e 1256 4b3b aaa5 43463dcccd8a

Valdeir Avelar