“Meu Primeiro Documento” já emitiu cerca de 800 documentos para alunos da rede municipal de ensino

O projeto é desenvolvido em parceria com os Correios e a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins

1 educação                                                                                                    O projeto surgiu após a necessidade de muitos alunos da rede municipal

Necessidade, facilidade e oportunidade, são as palavras que norteiam o projeto “Meu Primeiro Documento”, idealizado pela secretaria municipal da educação de Porto Nacional - SEMED, após identificar a necessidade de muitos alunos apresentarem o Registro de Identificação (RG) na hora de efetuar a matrícula escolar, fazer inscrições em programas sociais ou participar de jogos e competições no ambiente escolar. O projeto, que tem como parceiros a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins -SSP, também favorece os pais dos alunos.

De acordo com a Orientadora Educacional da SEMED, Giovanete Borges, “o projeto surgiu após uma demanda na zona rural e diante da necessidade dos alunos, em relação à documentação pessoal, criamos a ideia de fazermos esse projeto em todas as escolas municipais. Buscamos a parceria da Secretaria da Segurança Pública, juntamente com os Correios e aqui estamos, realizando essa ação em todas as 29 escolas do município”. A expectativa da Orientadora é que até o final deste ano todas as escolas municipais sejam atendidas.

2 educação                                                                                                                            Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A dona de casa Lauriele Alves, mãe do pequeno Luiz Otávio, de 6 anos de idade, e estudante do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Judith Tavares, falou da emoção em ter acesso à emissão da segunda via de seus documentos. “Após três anos tentando emitir a segunda via dos meus documentos (RG e CPF), hoje estou feliz e aliviada, especialmente por entender a necessidade da documentação para individualizar cada cidadão”, disse.

Após a volta às aulas presenciais nas escolas municipais de Porto Nacional, o projeto foi intensificado para atender todas as escolas até o mês de dezembro deste ano. As próximas Unidades Escolares a serem beneficiadas serão as escolas Fanny Macedo e Generosa Pinto, ocasião em que deverão ser realizadas mais de 150 emissões de documentos.

3 educação                                                                                                                         Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Texto: Mychelle Tauane