Alunos da rede municipal de ensino de Porto Nacional passam por avaliação de qualidade da educação brasileira

Cerca de mil estudantes deverão fazer as provas do INEP até o dia 10 de dezembro

WhatsApp Image 2021 11 23 at 15.59.57                                                                                                                        Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Cerca de 70 mil escolas de municípios brasileiros participarão do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), neste ano. Em Porto Nacional, a expectativa é de que aproximadamente mil alunos, das turmas do 2º, 5º e 9º anos, do ensino fundamental, passem pela avaliação que acontece até o próximo dia 10 de dezembro.

As avaliações têm como foco medir a qualidade da educação Brasileira e auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas para a busca da qualidade do ensino, além de sinalizar os pontos que precisam de mais atenção. Elas estão sendo aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Fundação Cesgranrio, desde o dia 8 de novembro.

Tendo em vista o momento delicado devido à pandemia da Covid-19, a expectativa da Secretaria Municipal da Educação é de que os índices já alcançados sejam mantidos. “Devido à pandemia, todos nós passamos por momentos difíceis e precisamos nos readequar de forma imediata para que o ensino chegasse aos nossos alunos. Essa avaliação do SAEB é importante para analisar o ensino em Porto Nacional e esperamos manter as notas da última avaliação”, disse a diretora pedagógica da secretaria municipal da Educação, Wilma Marinho.

Por: Mychelle Tauane