39º Seminário Municipal de Educação e IX Jornada Pedagógica contou com participação de profissionais de todas as esferas da educação

Durante o evento foram realizadas palestras, oficinas e a construção do Projeto Alfaletramento

educação

Foto: Secretária Municipal da Educação

Encerrou nesta quinta-feira, 27, o 39º Seminário Municipal de Educação e IX Jornada Pedagógica de Porto Nacional, com realização de oficinas, debates e construção do Projeto ALA - Alfaletramento. O evento aconteceu entre os dias 24 e 27 de janeiro e teve a participação maciça dos públicos que envolvem a educação no município, desde professores a porteiros e merendeiras.

educação 02

Foto: Secretária Municipal da Educação

De acordo com a professora Leonora Bandeira Miranda Silva, que atua como formadora no ciclo de alfabetização, na Secretaria Municipal de Educação, e que ministrou o curso com a temática ‘Retorno às aulas presenciais: Acolhimento, inclusão e aprendizagem em foco’, “a pandemia deixou lacunas de conhecimento, teve alunos que nem foram em sala de aula ainda e os professores também estão ansiosos para encontrar os alunos. Por isso, na jornada pedagógica e Seminário, nós trabalhamos projetos que visam trazer atividades estratégicas para trabalhar as dificuldades dos alunos, levando em conta esse novo começo, o cenário de pandemia em que nos encontramos”, explicou.

Para a professora Núbia Christhyane, que atua na Escola Municipal Delza da Paixão, “a jornada trouxe para cada profissional da educação a motivação de procurar estudar mais, ter mais dedicação em sua área de trabalho”. Núbia também elogiou o fato das oficinas terem ido para além da capacitação dos professores, atendendo também os porteiros, as merendeiras e os administrativos. “Achei importante que as oficinas que aconteceram dentro da jornada pedagógica e do seminário atenderam os profissionais da educação de acordo com a sua área, desde os professores até os porteiros e merendeiras. Todos receberam formação, orientação e puderam refletir sobre a sua atuação profissional”, pontuou a professora.

Neste último dia de evento, também foi desenvolvido o Projeto ALA - Alfaletramento, construído com a participação de todos os professores que pertencem ao ciclo de alfabetização, ou seja, 1º e 2º ano do ensino fundamental. O intuito do projeto é oferecer uma dimensão do que será trabalhado em todos os bimestres do ano letivo.

De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Helane Dias, “A Jornada Pedagógica proporcionou reflexões sobre a retomada das aulas, em um novo começo, um novo olhar educacional. Estamos neste final da Jornada Pedagógica felizes com a participação de toda a comunidade escolar, uma vez que trouxe mais segurança e aprendizado para esse novo começo das aulas presenciais”.

Por: Anne karianny Moreira
Secretaria da Comunicação