Rede Municipal de Ensino de Porto Nacional retoma aulas 100% presenciais nesta segunda-feira,14

Aproximadamente sete mil alunos estão matriculados nas 29 Unidades escolares do município

foto 1 volta as aulas                                                                                                                                Foto: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

A Secretaria Municipal da Educação de Porto Nacional (Semed), retomou nesta segunda-feira, 14, as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino, com aproximadamente sete mil alunos que estão matriculados nas 29 escolas municipais. Para proporcionar um retorno seguro, a prefeitura municipal, por meio da Semed, realizou investimentos estruturais em todas as escolas, bem como tomou as providências necessárias para disponibilizar equipamentos de proteção individual conforme recomendações e orientações dos órgãos de controle e combate à pandemia da Covid-19, como: uso de máscaras com viseira, álcool em gel, dentre outras.

Além das adequações necessárias para oferecer maior segurança aos estudantes e funcionários o corpo diretivo da Semed também intensificou as orientações e discussões com foco na promoção e recuperação da aprendizagem dos alunos, após quase dois anos de ensino remoto.

foto 2 reunião insalubridade                                                                                                                                Foto: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel, juntamente com a secretária Helane Dias, e a diretora pedagógica, Wilma Amorim, acompanharam de perto o retorno dos alunos da Escola Municipal Celso Alves Mourão. Na ocasião, eles conversaram com a equipe de profissionais da educação, recepcionaram os alunos e distribuíram kits de higiene, contendo um estojo, duas máscaras e um frasco de álcool em gel para cada estudante da Unidade Escolar.

Ronivon Maciel comemorou o retorno dos alunos ao ambiente escolar e disse que “hoje é um dia de muita alegria em saber que, com responsabilidade, zelo e investimentos dos recursos públicos da educação, estamos tendo a oportunidade de retomar em 100% as nossas aulas na Rede Municipal de Ensino. Isso nos alegra por entendermos a importância da educação na vida do cidadão”, frisou.

O prefeito lembrou que mesmo durante a suspensão das aulas presenciais as crianças estavam sendo assistidas, com aulas online e de forma híbrida. Todavia, ressaltou que as aulas presenciais têm maior eficiência, além de promover a interação entre os alunos, que é muito importante.

“Estamos buscando, a cada dia, proporcionar um ensino de qualidade e também atentos à segurança de todos os estudantes, no sentido de garantir o cumprimento de todos os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Continuaremos trabalhando para garantir mais melhorias na infraestrutura das escolas, qualidade da merenda escolar, avançar na formação e valorização dos nossos profissionais, para que dessa forma, possamos impulsionar ainda mais a educação municipal”, declarou Ronivon Maciel.

De acordo com a secretária municipal da educação, Helane Dias, o município está preparado para a retomada das aulas 100% presenciais. “Estamos acolhendo todos os nossos alunos nessa retomada das aulas presenciais, eles precisam dessa socialização que o ambiente escolar oferece. Fizemos um trabalho intenso na questão da infraestrutura, as escolas estão devidamente preparadas, bem como os profissionais da educação que estão bastante felizes e motivados, nossa expectativa é muito boa para fazermos um retorno com qualidade e segurança”, pontuou.

foto 3 reunião insalubridade                                                                                                                                  Foto: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

A gestora da Escola Municipal Celso Alves Mourão, Sheylla de Araújo, disse que as expectativas para o ano letivo são as melhores possíveis. “Já tivemos uma experiência, ano passado, ao retornar com um número reduzido de alunos e em poucos dias percebemos o desenvolvimento das crianças. A Unidade Escolar foi preparada e a equipe docente e demais funcionários, capacitados para receber os estudantes, cumprindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A escola é muito triste sem as crianças, trabalhamos quase dois anos sem elas aqui e agora a equipe está cheia de vontade de ver a escola funcionar, ver os alunos aprendendo, o entusiasmo é muito grande”, concluiu.

A dona de casa Leidiane Pereira conta que acordou cedo para levar o filho Rychardson Pereira, de 10 anos, que cursa o 5° ano, para a escola. “Hoje é um dia muito especial, acordamos cedo para chegarmos no horário, a alegria de uma mãe é ver um filho estudar, buscar um futuro melhor. Estava apreensiva em relação aos perigos da Covid-19, mas ao perceber a preocupação de toda a equipe da Escola Celso Alves Mourão para oferecer segurança, eu fiquei confiante, estou convicta de que tudo dará certo”, enfatizou.

Todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Nacional receberão o kit de higiene ofertado pela secretaria da educação.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal da Comunicação