Professores da rede municipal da educação participam de capacitação do programa Esporte na Escola

A qualificação está sendo realizada para cerca de 120 profissionais inscritos e encerra nesta quinta-feira, 10

Formação professores                                                                                                                     Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional está realizando desde a última terça-feira, 08, uma formação para cerca de 120 profissionais da rede municipal da educação de todo o município, cujo objetivo é capacitar, dinamizar e envolver todos os alunos no ensino e aprendizagem por meio de brincadeiras esportivas dentro da sala de aula. A capacitação traz inúmeras formas de incluir também a pessoa com deficiência, nesse novo método, por meio da prática esportiva na escola. O curso tem duração de três dias e será encerrado no distrito de Luzimangues nesta quinta-feira, 10.

Em Porto Nacional, o programa existe desde 2019 e é executado em todas as escolas municipais, com vistas a capacitar e preparar o docente para ministrar as aulas.  De acordo com a coordenadora da secretaria municipal da Educação, Angélica Pugas, após a instalação do programa no município, houve um avanço significativo, em relação ao desempenho educacional. "Além de capacitar nossos profissionais, o programa traz uma maneira de abordar e trabalhar as atividades físicas de uma forma divertida e pedagógica. Desde que foi instalado no nosso município, tivemos um avanço educacional muito grande e isso para nós da educação é uma conquista, alegria e um motivo a mais para continuarmos executando o programa dentro de toda a nossa rede de ensino”.

O professor Alcides Soares, integrante da rede pública de Porto Nacional há 17 anos, destaca a importância do Programa, do qual participa desde o início por “gostar de esporte e saber que por meio da prática esportiva o professor consegue inserir atividades físicas dentro da escola e trazer o aluno para dentro da sala de aula com dinâmicas significativas”, explicou.

De acordo com Adriano Rosseto, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação, “uma das grandes vantagens do programa é capacitar os professores e trazer todos os alunos, mesmo os que possuem algum tipo de deficiência, para a aula dinamizada. A grande importância desse projeto é podermos qualificar os professores para que possam ministrarem aulas de esporte e com isso levar a democratização da prática esportiva”, pontuou.

Por: Mychelle Tauane