Prefeitura prepara profissionais da educação municipal para trabalharem a inclusão nas escolas

A capacitação da I Formação aos Profissionais da Educação Especial foi dada por especialistas da UFT e Seduc

 vicentão

Fotos: Dornil Porto Nacional Sobrinho/Secom

 

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Educação/Gerência de Educação Inclusiva e Atenção Socioemocional, promoveu a I Formação aos Profissionais da Educação Especial nesta sexta-feira, 11, no Centro de Convenções Vicente de Paula (Comandante Vicentão). O público-alvo da formação é formado por professores que trabalham com recursos multifuncional, profissionais de apoio escolar (cuidadores) e supervisores da rede municipal de educação.

aluno 02

Fotos: Dornil Porto Nacional Sobrinho/Secom

 

Para realizar a capacitação foram convidados o coordenador do curso de Atendimento Educacional Especializado e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as Tecnologias Digitais da Informação e comunicação, professor doutor George França, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a gerente de Educação Especial da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Paola Regina Bruno. O tema abordado ao longo do evento foi a “Legislação da educação especial e atribuições do profissional de apoio”.

O professor doutor George França falou mais sobre o trabalho que a UFT desenvolve nessa seara. “A UFT desenvolve um trabalho para a educação especial por intermédio do desenvolvimento de tecnologias. Hoje, nós misturamos a robótica, a educação, a psicologia e a pedagogia para trabalhar com alunos especiais, tanto com TEA, quanto com deficiências intelectuais e também cegos e surdos. Hoje, temos um núcleo desenvolvendo esse tipo de atividade voltada para os professores trabalharem nas escolas e o nosso sonho é que essas tecnologias sejam integradas de fato às escolas”, declarou o professor.

Geoge

Fotos: Dornil Porto Nacional Sobrinho/Secom

 

A gerente de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Bruno, destacou os motivos pelos quais a legislação precisa ser conhecida pelos profissionais da educação. “É muito importante que os professores conheçam e compreendam a legislação porque é a partir dela que os professores conseguem assegurar e ver quais estudantes têm direito de fato.  O atendimento individualizado, a adequação e adaptação curricular que parte do princípio do desenho universal de aprendizagem. Então todas essas informações são importantes para que o professor possa aprimorar a sua prática pedagógica em sala de aula”, explicou.

Paola

Fotos: Dornil Porto Nacional Sobrinho/Secom

 

Para a Gerente de Educação Inclusiva e Atenção Socioemocional da Secretaria Municipal de Educação, Dalila Silva Lima, Porto Nacional é uma das cidades do estado mais bem amparadas em relação à educação inclusiva. “Nós estamos preocupados em estar oferecendo direcionamento e condições para o público que está aqui hoje para que ele possa trabalhar com mais satisfação e orientação. A prefeitura tem investido fortemente na educação inclusiva, sendo Porto Nacional hoje o quarto município mais amparado em relação a educação inclusiva, porque temos equipe composta por profissionais técnicos, salas de educação especializada e orientadores educacionais em todas as escolas da rede”. Dalila destacou ainda que a ideia é que essa formação aconteça semestralmente.

Retrospectiva

A Prefeitura de Porto Nacional inaugurou, em fevereiro deste ano, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar – CMAM, que conta com atendimento especializado nas áreas de neuropsicologia, neuropsicopedagogia, pedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem e Assistência Social, sendo o segundo do estado nesta categoria. A proposta da construção do CMAM abrange, além do tratamento, a sistematização de um Núcleo de Educação Permanente que possibilite uma psicoeducação em relação às deficiências.

 

 

 

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação