Prefeitura de Porto Nacional propõe reajuste de 14% além do pagamento do novo piso salarial para os professores municipais

Na ocasião foram apresentados demonstrativos de despesas com pessoal, orçamento e segurança fiscal do município

WhatsApp Image 2022 04 01 at 18.07.01 1                                                                                                                                               Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Buscando sempre soluções democráticas e viáveis para o pagamento do reajuste do piso salarial, proposto pelo governo federal, de 33.24% para os professores da educação básica, a prefeitura de Porto Nacional realizou nesta quinta-feira, 31, uma reunião com todos os docentes do município a fim de apresentar, aos profissionais, a real situação financeira do município. Na ocasião, a secretária municipal da Educação, Helane Dias, apresentou os demonstrativos de despesas com pessoal, orçamento e segurança fiscal do município, com total transparência, a fim de esclarecer sobre os esforços que estão sendo feitos pelo município para atender a demanda da classe.

Em sua fala, o prefeito Ronivon Maciel destacou seu empenho em proporcionar melhorias para os profissionais da educação desde o primeiro ano de sua gestão. "Sempre tivemos uma preocupação muito grande com a nossa educação. Em 2021 tivemos a oportunidade de pagar as progressões de 2017 a 2021 e o nosso empenho sempre foi valorizar a educação. Hoje estamos diante de um cenário onde foi deliberado, pelo governo federal, uma aplicação de 33.24% de reajuste, mas os municípios não possuem condições de fazer essa aplicação. Nos sentimos na obrigação de estar aqui hoje, com toda a classe da educação, expondo os números e a nossa real situação, bem como as condições que o município tem. Fizemos uma proposta e vamos aguardar o posicionamento da categoria para concluirmos essa demanda”, pontuou.

A secretária municipal da Educação, Helane Dias, afirmou que o município fará o reajuste do piso salarial aos profissionais e destacou que a reunião foi um momento de esclarecimentos e apresentação de contas da situação que se encontra o município. “Hoje mostramos aos nossos profissionais da educação, o que realmente o município pode fazer nesse momento.”, explicou.

Ao final da reunião, a prefeitura propôs pagar a remuneração base do novo reajuste salarial - R$ 3.845,63, aos docentes que estão abaixo do valor do piso salarial, além de 14% para os profissionais que estão acima do piso. Além dessa proposta, está sendo criada uma Comissão, composta por representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social - CACS, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins - SINTET e Secretaria Municipal da Educação.

Por: Mychelle Tauane