Inicia nesta segunda-feira, 17, as ações da Semana Municipal de Alimentação nas escolas do município de Porto Nacional

A programação segue até o dia 21 de outubro integrando saúde e educação com foco na alimentação saudável e promoção de atividade física

cpali

Por: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, promove a Semana Municipal de Alimentação em Porto Nacional. A programação inicia nesta segunda-feira, 17, e segue até o dia 21 de outubro e tem o intuito de promover alimentação saudável e incentivo à prática de atividade física nas escolas municipais.

A coordenadora da alimentação e nutricionista, Carolina Leitão, explicou que o teatro nas escolas, uma das ações da Semana da Alimentação, acontece desde 2013. “Esse teatro está preconizado no calendário escolar desde 2013, durante toda a semana estaremos visitando as escolas levando essa ação, que faz parte do projeto Nutriação, e visa promover a alimentação saudável dentro do currículo escolar”.

lanche

Por: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Além do teatro, a Semana Municipal da Alimentação também conta com ações do programa “Crescer Saudável”, que é um projeto de combate à obesidade infantil. Morgana Moreno destaca que o trabalho promovendo a boa alimentação acontece durante todo o ano através da alimentação escolar e que a Semana vem para finalizar o ciclo.

“A educação já trabalha a alimentação saudável, para fechar o ciclo do ano, temos o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, e estamos fechando o ano com o teatro em que resgatamos a importância dos alimentos regionais e a alimentação saudável”, explicou a nutricionista responsável pelo programa Crescer Saudável, vinculado ao Saúde na Escola.

fialimenyação

Por: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Semana Municipal de Alimentação é uma ação intersetorial entre Saúde e Educação e ocorre todos os anos. É realizada ainda avaliação antropométrica das crianças, ou seja, um diagnóstico nutricional e as crianças que são identificadas como obesas são encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde para que haja um acompanhamento.

Para o prefeito Ronivon Maciel, essas ações contribuem para o desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar. “A alimentação escolar e a conscientização da alimentação saudável é de extrema importância para prevenir não só a obesidade, mas diversas doenças ligadas à alimentação. Além disso, a saúde se junta para que haja essa conversa entre alimentação e prática de atividade física, ambos essenciais para ter uma vida mais saudável”, defendeu o prefeito.

Por: Anne Karianny Moreira