Porto Nacional sedia etapa regional da Conferência Nacional da Educação

Durante os dias 30 e 31 de outubro serão debatidos eixos e proposições importantes para elaboração do novo Plano Nacional de Educação, que será vigente de 2024 a 2034

trahhsvgsdgdç

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Porto Nacional está sediando a etapa regional da Conferência Nacional da Educação-CONAE, durante dois dias, 30 e 31 de outubro, serão discutidos os 7 eixos apresentados pelo Fórum Nacional de Educação-FNE, contando com vários palestrantes que abordarão os eixos ao longo desses dias.

Neste ano de 2023, a CONAE veio com o tema: Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para garantia da Educação como um direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

trahjpçlnjmmkçs

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Estão participando da conferência os municípios de Porto Nacional (Polo), Fátima, Ipueiras, Monte do Carmo, Silvanópolis, Santa Rosa do Tocantins, Santa Rita do Tocantins e Brejinho de Nazaré.

Desde 2010, a Conferência Nacional da Educação vem acontecendo de 2 em 2 anos. Nesse período foi possível monitorar o Plano Nacional de Educação (PNE), e também os Planos Municipais de Educação. Várias Conferências já foram realizadas em Porto Nacional, e desta vez a etapa regional está acontecendo em preparação para a Conferência Nacional que irá acontecer no ano de 2024 em Brasília.

jhakklççaghuja

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel prestigiou o evento e disse em seu discurso: “Esse é um momento de suma importância, oportunidade ideal de ajustar ideias e discutir anseios a serem colocados em prática pela melhoria da educação. Acredito que a conferência trará um fortalecimento nesse processo de mudanças que precisamos para alavancar essa área que é fundamental para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. Precisamos dar garantias para que os alunos estejam motivados, e os professores sejam valorizados, desse modo, conseguiremos alcançar as metas”, enfatizou o gestor municipal.

teralkahhnnszç

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A secretária municipal de Educação, Joana dos Reis, destacou em sua fala: “Essa é uma discussão muito produtiva, debatendo os eixos da PNAE que irão direcionar os próximos dez anos da educação no Tocantins e no Brasil inteiro. A responsabilidade é grande, pois está em nossas mãos a mudança da educação que temos para a educação que nós queremos. É essencial que sejamos responsáveis e comprometidos nesses dois dias, para que possamos elaborar propostas que venham de fato melhorar a educação”, pontuou.

Graduada em história e pedagogia, Cintia Nunes, participou da Conae e falou sobre a importância do evento. É um momento ímpar, faço parte do Conselho Municipal de Educação de Santa Rosa e estou aqui representando a sociedade civil do município. Participar desse evento é muito gratificante pois estamos dispostos a propor diretrizes para o PNAE de 2024 a 2034, norteando assim da melhor maneira possível a educação do nosso país”, concluiu.

Presenças

Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, prefeito de Santa Rosa, Levi Teixeira, secretária municipal de Educação, Joana Neres dentre outras autoridades.

Por: Anne Karianny Moreira

Secretaria Municipal de Comunicação