GINCANA DO CONHECIMENTO TESTOU CONHECIMENTO E AGILIDADE DOS ALUNOS DO 5º ANO DO MUNICÍPIO

PREMIO2

Para fazer com que as disciplinas de matemática e português sejam vistas positivamente na formação integral e humanitária, cerca de 300 alunos de dez escolas Municipais - Celso Alves Mourão, Dr.Euvaldo Tomaz de Souza, Deasil Aires da Silva, Marieta Pereira de Macedo, Delza da Paixão, União & Progresso, Carmencita Matos Maia, Fany Macedo, Maria de Melo e Jacinto Bispo - , participaram na quarta-feira, 8, durante todo o dia, da culminância da “Gincana do Conhecimento – Exercendo a Cidadania”, que teve como objetivo permitir que alunos mostrassem suas qualidades e as ações executadas no decorrer do ano.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), a culminância do projeto propiciou momentos de interação entre os alunos do 5º ano, além de prepará-los para o enfrentamento do mundo competitivo. A gincana foi organizada pela Escola Municipal Celso Mourão, e é de autoria da professora e gestora Lucilma Santana Ferreira da Silva.

PREMIO3

Sediado no Centro de Convenções “Vicente de Paula Oliveira – Comandante Vicentão”, a abertura do evento contou com a participação da secretária municipal da SME, Deusina Ribeiro, da diretora de Educação, Gisele Cristine Rodrigues, do vereador Professor Sebastião, representando o Legislativo, da superintendente de Educação, Shyrleide Maia e da gestora Educacional, Lucilma Santana, representando as escolas municipais. Além de toda equipe pedagógica e diretiva da Secretaria Municipal de Educação.

O evento aconteceu nos dois turnos: na parte da manhã, teve o primeiro momento da Gincana pela Resolução de Situações – problemas de matemática. E à tarde, a Tabuada completa do 2 ao 9, e por último, o Soletrando, ressaltando que esta modalidade é baseado nas histórias que estudaram durante o ano, com o intuito de sensibilizar para a importância da escrita ortográfica correta.

Realizada de forma competitiva, a gincana do conhecimento teve como vencedora da produção de texto, a aluna Grazielle Possidônio Brito da Escola Municipal Deasil Aires, no resultado do problema de matemática, o vencedor foi o aluno Daniel Turíbio da Escola Municipal Celso Mourão, na Tabuada do 2 ao 9, a vencedora foi a aluna Jora Verbena da Escola Municipal União & Progresso, e o vencedor do Soletrando, foi o aluno Ayallas Lugano dos Santos, também da Escola Municipal Celso Mourão.

PREMIO4

A aluna Grazielle Possidônio venceu com a melhor redação, ganhando uma bicicleta

De acordo com a idealizadora do evento, professora Lucilma, o projeto se baseia em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento.

“O nosso objetivo é ver os alunos aprender mais, sobre o cálculo de matemática, sobre a leitura, a escrita, a produção de texto, que hoje nas provas extras, como o Enem, é exigido à interpretação de texto”, pontuou a gestora educacional.

Cumprindo uma vasta agenda de atividades durante o dia, o prefeito Joaquim Maia prestigiou o encerramento do evento e fez a entrega dos prêmios, parabenizando alunos, professores e organizadores pela iniciativa de estimular o aprendizado de forma positiva.

PREMIO

O aluno Ayallas foi o vencedor do Soletrando, e ganhou um notebook como prêmio

Na ocasião, também foi dado o resultado do projeto Mais IDEB Superando Metas, implantado nas escolas de Porto Nacional no período de março a outubro de 2017 com o intuito de melhorar o desempenho escolar, e concomitantemente elevar o índice do IDEB do município.

Destacando também que, na oportunidade o vereador Jefferson Lopes proferiu uma palestra motivacional aos alunos presentes. Assim como, o professor e vereador Sebastião ao falar sobre a importância da leitura.

Ascom SME – Luciana Macedo