PROJETO “MAIS IDEB SUPERANDO METAS”, É IMPLEMENTADO NAS ESCOLAS DE PORTO NACIONAL

Identificar os pontos fracos na aprendizagem dos alunos, traçar metas claras para superá-los e aprimorar a gestão são algumas das boas práticas adotadas pelo projeto Mais IDEB Superando Metas, implementado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio das coordenadoras pedagógicas Francisca Hilderlene Gonçalves de Oliveira Macedo e Moyra Thaylla Aires Menezes.

O objetivo da ação visa melhorar o aprendizado dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental nas 27 escolas da rede municipal. Além de ajudar a aumentar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da instituição.

Segundo a coordenadora pedagógica, Francisca Hilderlene, as atividades e intervenções pedagógicas começaram em janeiro, com formação ao longo do ano com docentes e equipe de monitoramento atuante no projeto Mais IDEB Superando Metas.

ideb

Ainda de acordo com ela, aferir o aprendizado dos alunos é primordial para que os gestores das escolas possam atuar de forma mais assertiva e para que os professores possam fazer intervenções que levem os alunos a avançarem em seu processo de aprendizagem.

“Houve um acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes, a partir de dados dos simulados que aconteceram, com as intervenções pedagógicas”, ressaltou Hilderlene, coordenadora pedagógica da SME e autora do projeto.

A referida ação consiste no compromisso para avançar na qualidade do ensino público.  E ao término do processo da avaliação institucional, a turma do 5º da Escola Municipal Celso Alves Mourão conquistou o 1º lugar nas avaliações do SAEMP – Sistema de Avaliação Educacional do Município de Porto Nacional, na qual a professora e gestora educacional, Lucilma Santana, recebeu da equipe pedagógica responsável, o certificado de premiação durante a culminância da “Gincana do Conhecimento”, que aconteceu dia 8 de novembro.

A turma premiada desfrutará com toda equipe escolar, de um dia de laser numa chácara no município.

Ressaltando que, foi observado através do projeto Mais IDEB Superando Metas, um avanço na melhoria no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 5º ano em geral, pois em março a média geral do município foi de 3,5, e já atualmente, os alunos alcançaram 5,2 de média nas avaliações do SAEMP.

Ascom SME- Luciana Macedo