ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RECEBEM PREMIAÇÃO DO CONCURSO PROMOVIDO PELO SISTEMA CAMPO LIMPO

Alunos da rede municipal de educação de Porto Nacional receberam nesta quinta-feira, 30, a premiação do concurso de redação e desenho do Sistema Campo Limpo, cujo tema foi “A Escola no desafio dos resíduos”. O intuito do projeto é atuar como aliado das escolas na disseminação da conscientização ambiental.

DSC 3941 1

A entrega dos prêmios foi promovida pelo Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, desenvolvido em parceria com o INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

O evento aconteceu no Centro de Convenções Vicente de Paula (Comandante Vicentão), que além da presença dos professores, gestores, equipe diretiva da SME, pais, o ato de premiação dos alunos vencedores do concurso foi apreciado pela primeira-dama Aline Maia, representando o prefeito Joaquim Maia, pela secretária municipal de Planejamento, Regulação, Habitação e Meio Ambiente, Flávia Halum Ayres.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, estava à diretora pedagógica, Gisele Cristine Rodrigues de Oliveira e a coordenadora Pedagógica, Francisca Hilderlene de Oliveira Macedo.

DSC 4009

Participaram também o engenheiro agrônomo e consultor do Sistema Campo Limpo no Tocantins, Melque do Vale, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Maurício Buffon, o secretário municipal de Produção e Desenvolvimento, Olímpio Mascarenhas dos Reis, o gerente de fiscalização da ADAPEC, Alexssandro Farias, entre outros convidados.

Durante a premiação, as autoridades em geral destacaram o importante trabalho desenvolvido sobre a importância da preservação do meio ambiente com os alunos, agradecendo e parabenizando toda a comunidade escolar pelo empenho prestado durante participação no concurso.

DSC 4012

A premiação alegrou os 16 alunos vencedores, que além da medalha e um tablete para cada um, ganharam conhecimento e consciência quanto ao cuidado e preservação do meio ambiente.

Confira abaixo os vencedores:

Categoria Desenho

Aluna: Ana Gabryella Soares dos Santos

Escola Municipal Deasil Aires/ Gestora Gracilene Tiago dos Santos

Aluna: Amanda Sousa do Nascimento

Escola Municipal Eulina Braga/ Gestor Emanoel Lopes da Luz

Aluna: Priscila Bandeira da Silva

Escola Municipal Ercina Monteiro/Gestor Aluísio Viera dos Santos

Aluno: Paulo Henrique Ferreira Castro

Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza / Gestora Maria Izidoria Pereira Silva

Aluna: Sabytta Lais Lopes de Souza

Escola Municipal Fanny de Oliveira Macedo/Diretora Cristiane de Santana Lopes

Aluna: Ana Vitória Campos da Silva

Escola Municipal Faustino Dias dos Santos/Gestora Enedina Pereira Souza

Aluno: Fernando Augusto Fernandes Machado

Escola Municipal Jacinto Bispo /Gestora Joana Darc Santos de Jesus Alecrim

Aluno: Kauãn Souza Gonçalves

Escola Municipal Maria de Melo Sousa/Gestora Leonice Nunes Carvalho de Oliveira

Categoria Redação

Aluna: Liryellen Aureliano de S. Lopes

Escola Municipal Deasil Aires/Gestora Gracilene Tiago dos Santos

Aluno: Bruno Lacerda da Silva

Escola Municipal Eulina Braga/Gestor Emanoel Lopes da Luz

Aluna: Júlia Rodrigues Conceição

Escola Municipal Ercina Monteiro/Gestor Aluísio Vieira dos Santos

Aluna: Luana Oliveira da Silva

Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza/Gestora Maria Izidoria Pereira Silva

Aluna: Kamylla Dias Muniz

Escola Municipal Fanny de Oliveira Macedo/ Diretora Cristiane de Santana Lopes

Aluna: Josiane Aires

Escola Municipal Faustino Dias dos Santos /Gestora Enedina Pereira Souza

Aluna: Sara Vitória M. de Souza

Escola Municipal Jacinto Bispo/Gestora Joana Darc Santos de Jesus Alecrim

Aluna: Sara P. de Araújo

Escola Municipal Maria de Melo/Gestora Leonice Nunes Carvalho de Oliveira

Criado em 2010, o Programa de Educação Ambiental do Sistema Campo Limpo, tem o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, sempre alinhados às recomendações da base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O resultado destaca a capacidade criativa dos alunos do 4º e 5º anos. Os trabalhos selecionados traduzem a leitura das crianças sobre a noção de resíduos sólidos, a gestão compartilhada entre os diversos agentes da sociedade e o desafio de construir um futuro mais sustentável para o planeta.

O encerramento foi marcado com palestras sobre sustentabilidade social e ambiental, conduzidas pelo diretor Thiago Valuá e pelo coordenador Eduardo Benvindo, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Luciana Macedo / Ascom SME