PREFEITURA ENTREGA VAN ADAPTADA PARA COMUNIDADE DA APAE DE PORTO NACIONAL

O veículo é adaptado para pessoas com deficiência, tem espaço para 15 lugares e conta com plataforma elevatória de acessibilidade.

Para contribuir com a segurança, acessibilidade e inclusão social dos alunos apaeanos, a prefeitura de Porto Nacional por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) uma van zero quilômetro, adaptada para pessoas com deficiência. A entrega foi realizada na manhã desta segunda (12), na sede da Apae.

O veículo tem espaço para 15 lugares e conta com plataforma elevatória de acessibilidade. A van foi adquirida através de recursos da prefeitura por meio da SEMAS, no valor de 30 mil reais; e de emenda parlamentar do Deputado Federal Vicentinho Júnior, no valor de 180 mil, totalizando no valor de 210 mil reais.

APAE

Quem ficou feliz com a nova aquisição, foi a Autodefensora que representou os estudantes com deficiência Intelectual e múltipla no movimento apaeano durante a cerimônia, Romilda Eliana da Silva, “quero agradecer, estávamos precisando muito, Obrigada por tudo”, expressou a Apaeana.

Na ocasião, o prefeito Ronivon Maciel falou da importância de ter essa emenda voltada para a comunidade Apae. “Essa emenda vem ao encontro de fortalecer as atividades da instituição. Precisamos continuar trabalhando e vamos cumprir com mais demandas da Apae,” declarou o prefeito.

O Deputado Federal Vicentinho Júnior, destacou também a relevância da emenda e frisou o respeito e carinho pela organização. “Tenho certeza que com essa van à disposição da Apae, todas as crianças e os pais terão atenção e assistência”, disse o parlamentar.

Ele ainda ressaltou que haverá destinação de recursos de emenda individual no valor de 200 mil reais, via transferência especial, para atender as demandas da Apae.

Erminia da Trindade Rodrigues Neres Alves, Presidenta da Apae de Porto Nacional, contou emocionada durante a cerimônia que essa entrega da van é um sonho. Uma vez que, fará muita diferença na instituição e ajudará a suprir uma demanda do transporte dos alunos.

“Precisamos realmente de uma gestão que cuide das pessoas. Importante explicar que precisamos enxergar essas pessoas, não o estado de deficiência, eles são atores principais. Estamos muito agradecidos por essa parceria, o terceiro setor faz parte da sociedade e necessita de políticas públicas", finalizou a presidenta.

A cerimônia da entrega do veículo aconteceu de acordo com as medidas de protocolos sanitárias contra à Covid-19.

ENTREGA DA VAN APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE )

Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional, incluindo Porto Nacional.

Essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência.

Secretaria da Comunicação (Secom)