Evento em Luzimangues, marca o encerramento da Campanha Agosto Lilás

 

Diversas ações foram realizadas ao longo do mês, com o intuito de alertar e informar sobre a violência contra a mulher

 

joaninhaaa

   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

Agosto Lilás é uma campanha realizada anualmente em todo o Brasil para a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Diante da importância do tema, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Habitação, da Educação e da Saúde, promoveu diversas ações durante todo o mês para alertar e informar a população acerca do assunto. O encerramento da campanha aconteceu hoje, 1º, na praça Jardim Europa em Luzimangues, com os assistidos do CRAS Alecrim.

A secretária da Assistência Social e Habitação, Keila Viana, enfatizou a importância da campanha. "A temática teve o intuito de conscientizar a sociedade sobre o quão importante é denunciar situações de violência contra a mulher, visando a punição dos agressores. Também foram destacados os vários tipos de violência (física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial) que tantas mulheres sofrem no dia a dia”.

Palestras com especialistas, rodas de conversa, apresentações culturais, e outras ações foram realizadas nos CRAS, NAS, CREAS, nas escolas municipais de Porto Nacional, nas Unidades Básicas de Saúde, na Defensoria Pública, nas feiras, dentre outros locais estratégicos. Além disso, aconteceu também uma caminhada de conscientização e um bate-papo na Feira das Mulheres Empreendedoras.

Para a secretária de Saúde, Lorena Martins, “é essencial falarmos sobre os diversos tipos de violência que as mulheres sofrem na sociedade para que haja mudança. Além disso, apresentar canais de denúncia e capacitar nossos profissionais para atender esse tipo de chamado são processos importantes dentro desse contexto”, relatou a secretária.

A secretária de Educação, Helane Dias, comemora o sucesso das ações. “Inúmeras ações foram realizadas durante o mês inteiro em Porto Nacional, nos distritos e regiões ligadas ao município. Foi intencional levar informação para as mais diversas localidades para que, dessa forma, mais mulheres tivessem conhecimento dos seus direitos e das ferramentas de denúncias”.

O encerramento da Campanha Agosto Lilás aconteceu nesta quinta-feira, 1º de setembro em Luzimangues. A vereadora Joelma do Luzimangues esteve presente no evento.

 

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal da Comunicação