Moradores de Luzimangues reivindicam melhorias de serviços da BRK Ambiental em audiência pública

Empresa apresentou plano de investimentos em água e esgoto para o Distrito até 2025

aud brk                                                                                                                                   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Durante Audiência Pública da câmara municipal de Porto Nacional, realizada na noite desta quarta-feira, 13, em Luzimangues, com a Brk Ambiental, a empresa responsável pelo abastecimento e manutenção da rede água e de esgoto do município e distritos  apresentou seu plano de investimentos em fornecimento de água e esgoto para a localidade, até 2025. A audiência resultou de requerimento apresentado pelo vereador Soares Filho e teve como objetivo ouvir da população todas as reivindicações e problemas referentes ao saneamento local.

O prefeito Ronivon Maciel participou da reunião pública e reforçou o comprometimento da gestão em intensificar as tratativas com a empresa para atender as reivindicações da comunidade do distrito. “Durante esses 10 meses de gestão nós tivemos várias tratativas com a BRK, e eu agradeço à empresa pela abertura do diálogo que temos tido com a empresa. Enquanto chefe do poder executivo de Porto nacional, me comprometo a buscar as melhorias que a comunidade de Luzimangues precisa e merece. É nossa obrigação lutar para que as demandas sejam atendidas, bem como cobrar qualidade e preço justo. Nossa missão é cuidar da comunidade, lutar pelo bem-estar das pessoas”, afirmou.

aud 3                                                                                                                                   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Fabrício Machado, que é presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Porto Nacional - ARPN, disse que após as negociações entre o poder executivo e a BRK Ambiental, ficou acertado que, “o consumidor pagará apenas a taxa mínima nos dois primeiros meses de uso” e irá receber, nesse período, a fatura apenas como uma forma de se reeducar quanto ao uso racional da água distribuída. O presidente ainda esclareceu que “o parcelamento das instalações de hidrômetros será em 12 vezes, uma alternativa encontrada para facilitar a vida da população quanto ao pagamento do serviço”, enfatizou.

Quem também participou da Audiência Pública foi o diretor da Escola Municipal Jacinto Bispo, Roberto Sousa, que é morador do Distrito, ele relatou alguns problemas enfrentados pela população e lembrou que a comunidade sofre em decorrência da ausência da rede de água tratada em suas casas e da falta de qualidade do fornecimento em muitos pontos. “É inadmissível que esses problemas se mantenham sem que providências efetivas sejam tomadas. A comunidade merece um serviço de qualidade, merecemos ser tratados com dignidade e respeito. O que esperamos é que essa audiência resulte em soluções”, declarou.

Em resposta aos moradores, o gerente operacional da BRK Ambiental, Dalton Bracarense, disse que o objetivo da empresa é prestar um serviço de qualidade para todos. “A BRK tem Luzimangues como prioridade. Fizemos diversas melhorias no sistema de abastecimento do distrito, reforçamos a captação de água para tratamento e estamos trabalhando para receber ainda mais loteamentos. Iremos checar todas as reclamações de qualidade da água, na estação de tratamento ou nos poços, a água enviada para a população passa por um processo de tratamento adequado, mas iremos verificar todas as situações relatadas pelos moradores em busca de problemas pontuais”, frisou.

aud brk1                                                                                                                       Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Dalton ainda relatou que a concessionária tem desenvolvido diversos projetos sociais e educacionais em Porto Nacional.

O gerente operacional citou os seguintes projetos:

- Máscara + Renda: a BRK apoia costureiras com material para confecção de máscaras que são doadas para a comunidade. As costureiras recebem também um auxílio financeiro para o trabalho.

- Cursos de formação profissional: No momento, em parceria com o SENAI, a BRK está oferecendo curso de formação de instalador hidráulico.

- Apresentações de educação ambiental: A BRK realiza palestras e apresentações teatrais em escolas com conteúdo educacional voltado à criança sobre a importância do saneamento.

A presidente da Câmara, Rozângela Mecenas, agradeceu a mobilização dos moradores que participaram da audiência pública e levaram suas contribuições. “É muito importante alinharmos as ideias juntos, para todo problema existe uma solução, com diálogo e união trabalharemos pelo melhor para a população”, declarou.

aud 4                                                                                                 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Presenças

Prefeito, Ronivon Maciel, vice-prefeito, Joaquim do Luzimangues, secretários e vereadores da gestão municipal, gerente operacional da BRK, Dalton Bracarense e representantes de setores da empresa como: Relações Institucionais e Governamentais; Jurídico e  Regulatório, presidente da ATR, Edson Cabral, presidente da subseção da OAB de Porto Nacional, Ariel Godinho, representante do Procon, Magno da Silva.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho